A exposição sobre os patrimônios culturais de Teresópolis vem para mostrar a importância dos patrimônios existentes na cidade, que os mesmos têm uma rica história e merecem ser conhecidos pelo grande público, pois só protegemos e valorizamos o que conhecemos e amamos. Mas, afinal o que é patrimônio?

Patrimônio é o conjunto de bens materiais criados pelo ser humano, através da transformação das paisagens naturais em paisagens culturais com modificações em determinado território, dos bens imateriais com a invenção e transformação de tradições ao longo do tempo e do patrimônio natural, aquele que em grande parte permanece intocado pela mão humana, com nenhuma ou quase nenhuma intervenção.

Assim, visamos a conscientização das pessoas para a importância do patrimônio, que representa as memórias individuais e também coletivas. Nos últimos anos, Teresópolis perdeu muitos patrimônios culturais materiais para construção de prédios e outros tipos de edificações, sendo que com isso parte da história e memória se perderam.

Nunca antes foi realizada uma exposição sobre os patrimônios culturais de Teresópolis e será algo inédito para a cidade, exposição a qual irá trazer bons frutos como a valorização da história da cidade, da cultura local, dos patrimônios culturais e do turismo com ênfase no turismo cultural que tem enorme potencial para ser desenvolvido no município.

Clique na imagem para ver o curriculum

Galeria Virtual