web templates free download

Elaine Maria de Andrade Senra
  • Centro Cultural FESO Pro Arte – Jorge Bragança – Presidente do Conselho
  • Direção Artística – Ayrton Rebello

O Festival PoÊterÊ, sob forma de maratona artística com 12 horas de duração, consiste em um evento de expressão ímpar na programação cultural de Teresópolis e da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o evento reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e poesia brasileira.

O evento caracteriza-se pela integração de três elementos: arte, cultura e poesia. Durante 12 horas participam artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do Centro Universitário e de escolas públicas municipais e estaduais são convidados

a participar com apresentações diversas. Também são realizadas exposições e venda de livros e artesanato.

Ao longo destes 19 anos, foram homenageados com a estatueta PoÊterÊ, personalidades como Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ricardo Cravo Albin, Nélida Pinõn, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colassanti, Ivan Lins, Sílvio Tendler, Domício Proença Filho, Henrique Morelembaun, entre outros. Em 2018, recebemos como patrono homenageado do Festival o compositor e maestro Edino Krieger, assim como o título de Personalidade Poética do ano foi entregue ao pintor e poeta, Vidoc De Las Casas.

Em 2019 o Festival acontece no dia 30 de novembro, das 10h às 22h, comemorando 19 anos. O tema deste ano é “A Poesia e a Rua”. Neste sentido, nossa homenagem maior será entregue ao teatrólogo Amir Haddad, como Patrono 2019, e à filósofa e poetisa Viviane Mosé, como Personalidade Poética do ano.

Rua Gonçalo de Castro, 85
Alto