PoÊterÊ
  • Conselho Cultural
    Presidente do Conselho do CCFPA: Jorge Bragança
    Diretora do CCFPA: Edenise da Silva Antas

O Festival PoÊterÊ, sob forma de maratona artística com 12 horas de duração, consiste em um evento de expressão ímpar na programação cultural de Teresópolis e da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o evento reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e poesia brasileiras.

O evento caracteriza-se pela integração de três elementos: arte, cultura e poesia. Durante 12 horas participam artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e de escolas públicas municipais e estaduais são convidados a participar com apresentações diversas.

Ao longo desses 20 anos, foram homenageados com a estatueta PoÊterÊ, personalidades como Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ricardo Cravo Albin, Nélida Pinõn, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colassanti, Ivan Lins, Sílvio Tendler, Domício Proença Filho, Henrique Morelembaun, entre outros. Em 2018, recebemos como patrono homenageado do Festival o compositor e maestro Edino Krieger, assim como o título de Personalidade Poética do ano foi entregue ao pintor e poeta Vidoc De Las Casas.

Em 2023, o Festival acontecerá no dia 25 de novembro, das 10h às 22h, com atividades presenciais.

Rua Gonçalo de Castro, 85
Alto | Teresópolis/RJ