A Formação do Fisioterapeuta pelo UNIFESO

O curso de Fisioterapia do UNIFESO, criado em 2002, apresenta um currículo organizado em 4 anos, que permite a integração das Ciências Básicas com as Ciências Específicas, conforme proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Além disso, prioriza a integração teoria-prática e a utilização de situações que problematizam as condições de vida da população e o processo saúde-doença. Com isso, o curso utiliza um mecanismo ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo, seguindo o ideal pedagógico de ter o aluno como membro ativo de seu próprio aprendizado e objetivando a formação de um profissional autônomo.

O estudante é preparado para ações de prevenção, promoção, proteção e assistência com alto padrão de qualidade, princípios éticos e de responsabilidade profissional e social.

Desde o primeiro ano, os estudantes do curso são inseridos em diferentes cenários de prática, incluindo a Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO (Ambulatórios de Ortopedia, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Uroginecologia, Geriatria, Neuropediatria), o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (Terapia Intensiva e Enfermarias, Unidade Intermediária Infantil e Adulto) e nas Unidades Básica de Saúde da Família. A inserção do estudante desde o seu ingresso no curso e o estágio obrigatório em distintos cenários de prática permitem a formação de profissionais generalistas, bem como o desenvolvimento gradual da aptidão para o trabalho em equipe interprofissional, considerando a integralidade no cuidado ao paciente.

Além disso, a participação em programas de iniciação científica, monitoria, atividades de extensão e congressos, bem como o incentivo à pesquisa científica para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, auxiliam na formação do profissional questionador, investigativo e reflexivo. Portanto, dispomos de um curso que tem como norteador a Integração do Ensino Serviço e a pesquisa, compreendida como processo de produção do conhecimento., E dessa forma, esse novo paradigma capacita o aluno (autônomo) para assumir um processo de educação continuada, ou seja, “aprender a aprender”.


Vale ressaltar que o UNIFESO foi aprovado nos Programas PRO e PET SAÚDE o que contribui para o diferencial de nossa proposta curricular e pedagógica.

Coordenadora: Profª. Andréa Serra Graniço
Horário: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: coordcursofisioterapia@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2743-5306 / 2743-5312
Campus Quinta do Paraíso: Estrada da Prata, s/n – Prata Teresópolis/RJ
Duração: quatro anos
Turno: Manhâ

Clínica-Escola de Fisioterapia

A Clínica-Escola de Fisioterapia é uma unidade do UNIFESO e está em funcionamento desde outubro de 2004. Dispõe de amplos ambulatórios, equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados para todos os atendimentos em qualquer área da Fisioterapia, incluindo Traumato-Ortopedia, Saúde do Trabalhador, Neurologia, Pediatria, Cardiovascular e Metabólica, Cardiorrespiratória, Reeducação Postural Global (RPG), Acupuntura, Uroginecologia, Reeducação Funcional (Órtese e Prótese), Hidroterapia (piscina aquecida), Pilates (solo, bola e com equipamentos específicos), Dermato-funcional, Escola de Postura, Geriatria e Gerontologia, Reabilitação Vestibular e Disfunções têmporo-mandibulares.

A Clínica-Escola tem o objetivo de oferecer formação prática aos estudantes desde o início do curso, e promover atendimento fisioterapêutico humanizado através da assistência integral, considerando aspectos clínicos, cognitivos, culturais e psicossociais, atuando em todos os níveis da atenção à saúde e valorizando o eixo da assistência, promoção, prevenção e reabilitação. Assim, busca a reinserção social dos indivíduos e contribui para a integralidade do cuidado investindo em um atendimento acolhedor e resolutivo. A aproximação com o SUS e diversos convênios propiciam o contato do estudante com a realidade da atenção à saúde em seus diversos aspectos.

A Clínica possui fácil acesso, com ponto de ônibus próximo, ponto de táxi e amplo estacionamento próprio.

Coordenadora da Clínica-Escola de Fisioterapia

Profª. Alba Barros Souza Fernandes
Estrada da Prata, s/n – Prata – Teresópolis / RJ
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07h às 18h
Tel.: (21) 2743-5311 / 2743-5303
E-mail: clinica.fisio@unifeso.edu.br