Formação do Pedagogo

O profissional formado em Pedagogia poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Está apto para exercer a docência, vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral. Também poderá atuar em espaços não escolares como: organizações não governamentais, movimentos sociais, entre outros espaços que requerem a atuação do pedagogo. Atualmente o campo de atuação do Pedagogo formado no UNIFESO, amplia-se para o trabalho com a Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Ambiental e Pedagogia Empresarial,  na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas.

A Pedagogia no UNIFESO

O Curso de Pedagogia do UNIFESO tem uma trajetória histórica que reflete o compromisso com uma formação docente fincada no propósito de valorização da identidade do professor, considerando-os como sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Nosso projeto de formação promove um movimento contínuo para aprimorar a organização curricular, consolidando os princípios da pesquisa, da práxis educativa, do trabalho pedagógico e  autonomia. Está organizado em núcleos que estruturam o currículo. Ao núcleo de estudos de básicos estão articulados os eixos de formação: educação e sociedade; currículo e produção de conhecimento; linguagens e cultura escolar; gestão educacional e trabalho docente. Ao núcleo de aprofundamento estão relacionados: educação e tecnologias; educação e inclusão; educação ambiental; educação e interculturalidade. Por fim, o núcleo de estudos integradores incorpora estágios curriculares supervisionados, atividades teórico-práticas e trabalho de conclusão de curso.
Além de convênios com escolas das redes pública e particular, o UNIFESO dispõe de um colégio de Educação Básica, o Centro Educacional Serra dos Órgãos – CESO, que constitui campo de estágio para os estudantes de Pedagogia.

Laboratório Brinquedoteca


O curso de Pedagogia do UNIFESO dispõe de um Laboratório Brinquedoteca que se constitui como um espaço voltado para as demandas de formação profissional do pedagogo, capacitando-o como educador brinquedista que compreende as brincadeiras e o brincar como atividades sócio-culturais das crianças. Na brinquedoteca, os estudantes de pedagogia realizam estudos teórico-práticos que  visam  conhecer sobre o uso e a organização geral de uma Brinquedoteca, envolvendo o acervo, os equipamentos e o planejamento de diversas situações de brincadeiras e jogos. É um espaço formativo e criativo de vivências para o exercício da docência.

Laboratório de Práticas Pedagógicas


Proporciona a aproximação entre a formação teórica e a formação prática do futuro pedagogo mediante o planejamento e a efetivação de oficinas relacionadas aos fundamentos e às metodologias de ensino empregadas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental - anos iniciais. Estrutura-se para desenvolver atividades de natureza prática por meio da organização de propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes responsáveis, objetivando a elaboração de material didático-pedagógico, a compreensão e a avaliação de sua utilização na educação básica.

Coordenador: Profª. Drª Maria Terezinha Espinosa de Oliveira
Horário: segunda a sexta, das 14:00h às 22:00h
E-mail: coordcursopedagogia@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2743-5328 / (21) 2743-5329
Campus Quinta do Paraíso: Estrada da Prata, s/n – Prata Teresópolis/RJ
Duração: quatro anos
Turno: Noite