CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Acadêmicos de Enfermagem do Unifeso apresentam trabalho em Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

04-04-2019

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) marcou presença no II Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade, realizado no fim de março, em Juiz de Fora (MG). Os estudantes Alice Damasceno Abreu, Eduardo Felipe Barbosa de Oliveira, Erika Luci Pires de Vasconcelos, Isabella Rocha Travassos de Oliveira e Paulo Rogério Vieira Lamarca Flores tiveram os trabalhos intitulados “Espiritualidade no âmbito do Cuidar: O paciente mental” e “Religiosidade e espiritualidade na Saúde Humana” aprovados e foram até o evento apresentá-los em forma de banner. 

Eles contaram com a orientação da professora Cláudia Granito, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Segundo ela, trata-se de um tema relevante que tem ganhado destaque nas escolas médicas. “A espiritualidade em saúde tem sido adotada como disciplina nos cursos da área da saúde. É um assunto muito novo, e essa busca pelo conhecimento acrescenta muito para nossa instituição”. 

Sobre os trabalhos

“Espiritualidade no âmbito do Cuidar: O paciente mental” buscou retratar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem do 3º e do 4º anos no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), ambiente frequentado por pacientes com transtornos mentais. Já o trabalho “Religiosidade e espiritualidade na Saúde Humana” abordou a influência da religião na recuperação da saúde do neonato e do bem-estar espiritual dele e dos familiares. O trabalho reafirma esta possibilidade de coterapia. 

Por Giovana Campos