CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Acadêmicos do Unifeso apresentam seus projetos na Fábrica de Startups

24-05-2019

Participantes do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras 2018 tiveram a oportunidade de apresentar, no dia 21 de maio, seus projetos no maior hub de empreendedorismo, inovação e tecnologia da cidade do Rio de Janeiro: a Fábrica de Startups Brasil. O convite partiu de Hector Gusmão, CEO da Fábrica, que recebeu os estudantes, professores e demais representantes do Unifeso para uma visita às instalações, quando puderam ainda conhecer a história e as estratégias de funcionamento da corporação. O grupo foi guiado pelo chefe de desenvolvimento da Fábrica, Alexandre Caruso. 



Na ocasião, os estudantes Lucas de Castro Mendes, Charles Campista, Claudio Scavone e Mateus Botelho Pereira, e o professor Bruno de Andrade - todos finalistas do Prêmio Unifeso - entraram na ‘arena’ da aceleradora e apresentaram a visitantes, profissionais da Fábrica e demais empreendedores as suas ideias. Eles foram contemplados, ao final, com as considerações dos dirigentes do espaço, que fizeram observações acerca dos projetos e deram dicas de melhorias na apresentação.  

“A vinda foi muito oportuna e válida em função de conhecermos o ambiente de uma aceleradora e como acontece na prática. Além disso, tivemos os comentários de profissionais gabaritados acerca de nossos projetos, o que vai nos aprimorar para uma apresentação futura”, notou o estudante Claudio Scavona, do quarto ano de Medicina Veterinária. Ele apresentou um projeto de próteses para animais, desenvolvido com o material produzido em sua empresa de design de produtos. “Essa parceria feita com o Unifeso, através do Prêmio, além de dar o respaldo científico para o meu projeto, é uma chance de aumentar a credibilidade e alcançar um mercado que está em aberto, e que acredito ser muito promissor”, apostou Cláudio.



A professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso, se demonstrou muito feliz com o encaminhamento dos projetos do Idéias Inovadoras. “Acredito que a Instituição dá um grande passo ao apostar, de fato, nas ideias inovadoras dos acadêmicos. Não há diploma que vai substituir uma ideia inovadora que possa ser levada à diante e divulgada, difundida, protagonizada por um estudante nosso”, defende, destacando como um diferencial “essa cultura que estamos desenvolvendo na Instituição de incentivo às ideias, à inovação e ao empreendedorismo”. 



Alexandre Caruso também acredita que o profissional que está se formando hoje não precisa só pensar em concurso, nem tampouco em sair da cidade onde mora. “Há muitas possibilidades em todo o Rio de Janeiro. Em nosso empreendimento, temos o propósito de cada um se desenvolver, ganhar o seu dinheiro, e também impactar a sociedade ao entorno. E presença da academia é importante porque dá uma esperança para o estudante e uma visão de que há muito a se impactar e muitas soluções a serem criadas por aqui”, disse Caruso, ressaltando a necessidade das corporações conhecerem as linhas de pesquisa desenvolvidas nas academias, assim como os acadêmicos estarem conectados a pessoas com quem possam trabalhar juntos, trocarem informações, criarem e empreenderem. “O Rio de Janeiro é rico em inovação e criatividade, por isso montamos um projeto como este, não só pela parte comercial, mas também pelo desenvolvimento de um ecossistema, como acontece em São Paulo, por exemplo”, contou. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.