CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ação social em Maricá destaca diferenciais dos cursos de graduação do Unifeso prestando diversos serviços à população

24-05-2019

Os estudantes e professores dos cursos de graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e representantes de diversos setores da Instituição marcaram presença, no dia 22 de maio, na Praça Orlando de Barros Pimentel de Maricá, engajados na ação social “Em favor da sociedade”, uma parceria da Instituição com as secretarias de Educação e de Saúde da cidade. A ação foi fruto da participação do programa Passaporte Universitário, para o qual o Unifeso firmou parceria com a Prefeitura viabilizando que moradores de Maricá tenham acesso aos cursos de graduação através da concessão de bolsas. 

As atividades foram gratuitas e voltadas para toda a população. Estudantes e professores dos centros de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Ciência e Tecnologia receberam os cidadãos maricaenses com o intuito de prestar serviços como Impostômetro; Índice de Preço ao Consumidor de Maricá; Orientação Jurídica; Verificação de Pressão Arterial; Verificação de Glicemia Capilar; Vacinação contra a Gripe; Mosquitos e Saúde (falando sobre febre amarela, dengue e chikungunya e zika); Avaliação da Saúde Bucal: Escovação (com distribuição de kit's de escova de dente); Orientações sobre o cuidado em animais; Orientações sobre DST/ Aids; Orientações sobre o câncer; Avaliação de IMC e alimentação saudável; Consulta Farmacêutica; Mini feira de Ciências; Oficinas de Programação e Robótica; Oficina sobre layout Industrial, logística e processos de produção; apresentação sobre a profissão do Arquiteto; entre outras. 



“Oferecemos uma demonstração dos diversos cursos do Unifeso, que é uma referência regional, destacando o diferencial da Instituição que direciona seu olhar para a sociedade com foco na integração, ensino, trabalho e cidadania”, declarou Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, o professor José Feres Abido Miranda.

“Só tenho gratidão por estar participando desta ação social na praça porque, além de agregar ao meu currículo, é uma oportunidade retribuir ao meu município essa oportunidade em me graduar”, avaliou a acadêmica do curso de Fisioterapia, Marina Lessa Carregal. Ela é uma das maricaenses que está sendo beneficiada pelo programa, estudando no Unifeso através do Passaporte Universitário. “Conheci diversas instituições no estado do Rio e posso afirmar que, para a Fisioterapia, a infraestrutura de clínicas e de laboratórios e os professores do Unifeso superam".

Já o morador de Maricá Gustavo Silva do Santos optou por seguir a área de ciência da computação e foi para o Unifeso, também através do programa, por já ter referências da Instituição e gostar muito do clima frio da cidade. “O curso é bem difícil, mas está sendo muito gratificante para mim. Sempre gostei de tecnologia, games, e agora estou começando a curtir robótica. Tudo o que estou vendo na faculdade está acrescentando para o meu crescimento”, avaliou Gustavo. 

A ação teve a colaboração do enfermeiro e professor Raphael Dias, coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria e Saúde de Maricá, que articulou o evento junto com o Unifeso. “O evento está sendo fantástico. Eu não esperava tanto. Toda a estrutura foi organizada de forma a atender toda a população”, disse. Ele aproveitou para frisar a importância da inserção do ensino superior em Maricá. “Essa troca de saberes e práticas, o desenvolvimento de projetos de extensão e tudo mais que aproxime a realidade da nossa comunidade com a academia será sempre bem-vindo”, garantiu. 

Kayllane Silva, do oitavo ano do ensino fundamental de escola municipal de Maricá, confessou seu desejo de cursar uma faculdade, mas está na dúvida entre duas áreas bem distintas: Medicina ou Direito. “Ações como esta nos ajudam na escolha. Acho que a faculdade dá objetivo para a pessoa seguir em frente com a carreira. Quero estudar em Teresópolis e conhecer mais da cidade”, disse a estudante.



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.