Alunos do 6º ano do CESO desenvolvem produtos de higiene pessoal

11-10-2018

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) realizou uma oficina com os alunos do 6°ano focada no movimento Do it Yourself (DIY). A ação aconteceu dia 10 de outubro e teve como objetivo mostrar aos alunos que é possível criar os próprios produtos para consumo, ao invés de comprá-los. Na ocasião, os alunos confeccionaram produtos de higiene pessoal, como pasta de dente, desodorante, máscara facial, sais de banho e relaxantes (escalda pés).

O Do it Yourself é um termo de origem inglesa que no Brasil ficou conhecido como “faça você mesmo”. Para muitos, o DIY é considerado uma “filosofia de vida”; onde os seus participantes optam por se abster de comprar industrializados e, ao invés disso, fabricá-los.

“Basicamente, podemos dizer que o DIY é um movimento que incentiva a criação de diversos produtos. No geral, o termo refere-se a qualquer coisa projetada, modificada ou fabricada pela própria pessoa, sem a ajuda de profissionais. É o famoso faça com as próprias mãos”, explica Daniele Santos de Almeida, professora de Ciências do CESO.

Ela conta que os produtos criados pelos alunos estarão na IV Feira de Ciências e Tecnologia, promovida pela Sala Verde UNIFESO, que acontece dia 24 de outubro. Além de desenvolverem os produtos de higiene pessoal, os alunos também estão trabalhando na criação dos rótulos dos mesmos.