CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Amamentação, a base da vida: palestra sensibiliza estudantes e profissionais

23-08-2018

Para marcar a Semana Mundial da Amamentação, no ano passado o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O ‘dourado’ faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ‘ouro’ para a saúde dos bebês.

A partir daí, o oitavo mês do ano passou a ser dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês. A pauta, que é anualmente debatida no UNIFESO, ganhou mais um espaço para discussão no dia 23 de agosto. A iniciativa vem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que todo ano convida especialistas da área para compartilhar suas experiências com a comunidade acadêmica. Este ano, a palestra foi ministrada pela Dra. Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora da Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis e referência em aleitamento materno no município. 

Ela apresentou dados sobre o tema e promoveu uma sensibilização. “A intenção é mostrar o benefício que a amamentação traz ao ser humano, proporcionando melhor saúde física e mental ao longo da vida. É uma proposta linda, chama-se ‘Amamentação: a base da vida’, tema da 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM-2018)”, contou a palestrante. 

De acordo com a Dra. Conceição Salomão, o leite materno é o primeiro alimento da maioria das pessoas e, portanto, acaba abrangendo quase toda a população. Mas para quem atua e está se formando na área da Saúde, como a técnica de enfermagem e estudante Natalie Carvalho Olegário, do segundo ano de Odontologia, desperta um interesse especial. “Tudo o que o bebê precisa está no leite materno. Por isso é de suma importância que, tanto a mãe, como todas as pessoas da família e profissionais de saúde, se conscientizem da importância da amamentação e saibam que a mãe precisa ter o máximo de tranquilidade para este momento”, defendeu Natalie. 

Para Renata Mendes, supervisora do CCS, “é de suma importância para os estudantes que estarão em cenários de prática como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e clínicas, investir neste conhecimento”. 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.