CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Atuação fonoaudiológica no Ensino Superior é tema de palestra no UNIFESO

26-09-2018

O Centro Universitário da Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu a Dra. Cláudia Silva, fonoaudióloga, doutora em Educação e especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional, para o VIII Seminário de Acessibilidade. A palestra, promovida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), dia 25 de setembro, contou com a presença de docentes, alunos, fonoaudiólogos, representantes da Secretaria Municipal de Educação e interessados.

O evento teve como tema “O trabalho do fonoaudiólogo no ensino superior - a oratória e alterações de aprendizagem” e elucidou questões sobre a Dislexia e o TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção – com ou sem Hiperatividade). O objetivo do encontro foi compreender as necessidades de acompanhamento das pessoas com alterações de aprendizagem e oratória e estimular a discussão sobre o tema no ambiente acadêmico.

Segundo Cláudia, a fonoaudiologia tem um leque de atuação muito grande, e as pessoas costumam pensar que o fonoaudiólogo que trabalha com aprendizagem só atua no âmbito do Ensino Fundamental, ou seja, com criança. “Esta não é uma realidade. Hoje o que temos visto com maior abrangência são adolescentes e adultos que procuram atendimento fonoaudiológico por conta de questões de aprendizagem, pois não conseguem progredir da forma que poderiam”, explica.

A palestrante também frisou a importância papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem de alunos que tenham alguma questão em inserção educacional. “O professor tem que ter consciência de que nós não aprendemos da mesma forma. Cada um de nós é individual quando aprendemos, quando agregamos conhecimento e quando passamos esse conhecimento para outra pessoa. Nosso papel, enquanto professor, é facilitar o percurso de aprendizagem do aluno, permitindo com que ele consiga chegar na formação”, salientou.

O pró-reitor acadêmico, professor José Feres Abido Miranda, esteve no evento e falou da importância do trabalho que o UNIFESO, através do NAPPA, vem fazendo para promover a acessibilidade. “Quando começamos a receber alunos com necessidades especiais, percebemos que estávamos bastante despreparados para garantir o mínimo de condições para que eles pudessem desenvolver os seus estudos. Foi preciso criar condições e capacitar as pessoas para garantir a acessibilidade. O NAPPA tem participado de diversos eventos com outras Instituições de Ensino e, com isto, percebemos o quanto já avançamos. Recebemos muitos elogios pelo trabalho que estamos desenvolvendo”, conclui Miranda.

 



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