CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Biólogo, formado em 2013 pelo Unifeso, ingressa em doutorado

17-05-2019

O egresso Raul Pisno Marques, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi aprovado para o doutorado em Entomologia para Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“Uma história de superação. Egresso do EJA – Educação Jovens e Adultos, cursou a licenciatura e apaixonou-se pelos insetos. Um bom exemplo a ser seguido”, comemora o professor Carlos Alfredo Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas. 

Raul conheceu Leandro Costa, professor do Unifeso, ainda no ensino médio, através do EJA, e foi incentivado pelo docente dar continuidade aos estudos, ingressando no ensino superior. O jovem então escolheu a graduação em Ciências Biológicas do Unifeso, onde teve a oportunidade de realizar diversos trabalhos na área de pesquisa. 

Aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ele atuou em um projeto de horta suspensa no Colégio Campos Salles, na Barra do Imbuí, e também fez um trabalho de levantamento da percepção dos estudantes daquela escola acerca da tragédia de 2011, publicando os resultados em simpósio de educação promovido no Instituto Federal do Rio de Janeiro. “O Pibid foi muito importante para a minha formação, inclusive o certificado do projeto que desenvolvi foi um fator determinante para a pontuação de currículo para o meu processo de aprovação no doutorado”, contou.

Outro trabalho que realizou durante a sua graduação foi um levantamento de insetos necrófagos (insetos imaturos e/ou adultos, na sua grande maioria moscas e besouros ) no Campus Quinta do Paraíso, chegando a publicar os resultados em congressos internacionais. Ao terminar a sua graduação, em 2013, ele logo ingressou no programa de mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Entomologia. Lá, ele desenvolveu trabalhos com besouros que vivem dentro de ninhos de cupins no serrado brasileiro. Depois de concluir seu mestrado, voltou para Teresópolis, onde trabalhou por três anos na área e publicou o resultado do seu mestrado. 

Neste ano, Raul comemora mais um importante passo em sua carreira: ele foi aprovado para o processo de doutorado, também em Entomologia pela UFV, e pretende dar continuidade a sua pesquisa. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.