CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Calouros dos cursos de Ciências e Tecnologia apresentam projetos sobre mobilidade urbana

26-07-2018

Desenvolver soluções para a questão da “Mobilidade Urbana” foi o desafio lançado no primeiro semestre deste ano para os calouros dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A tarefa foi cumprida com excelência pelos novatos, que apresentaram, nos últimos dias letivos, o resultado dos trabalhos da disciplina “Práticas Integradas em Ciência e Tecnologia”, ministrada pelos professores Lucas de Andrade e Bruno de Andrade. 

O professor Lucas contou que os acadêmicos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) são recebidos de maneira diferente, ou seja, ao invés de aulas teóricas eles participam de oficinas práticas, aprendendo importantes ferramentas da área da tecnologia e maneiras de desenvolver um projeto. Ainda segundo o professor, a intenção é incentivar a pesquisa e despertar o espírito empreendedor nos futuros profissionais. “Tivemos várias ideias inovadoras, e muitas delas foram pensadas em propostas voltadas para nossa cidade”, elogiou seus alunos o professor Lucas. 

Na avaliação do professor Bruno, “foram três dias de apresentação com trabalhos surpreendentes e de muita qualidade. Alguns projetos seguiram as instruções passadas em nossa oficinas básicas, utilizando algumas ferramentas como SIG (Sistema de Informação Geográfica) e SketchUP (software próprio para a criação de modelos em 3D no computador)”, disse.

“Através desta disciplina desenvolvemos pequenos trabalhos com enorme potencial para se tornarem grandes projetos de pesquisa, além de ideias inovadoras”, observou a professora Vivian Paim, diretora CCT. 

A primeira avaliação dos estudantes foi através de uma proposta preliminar, apresentada na forma escrita, e a proposta final foi defendida na forma oral perante uma banca de professores. "É uma forma de nos prepararmos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o quanto antes", notou a estudante Patrícia Fontenelle, do primeiro período do curso de Ciência da Computação. Em seu projeto, Patrícia desenvolveu acessórios guias para deficientes visuais, que utilizam sensores ultrassônicos e motores vibratórios. “A ideia é deixar o deficiente independente de bengala, auxiliando-o na identificação da distância de obstáculos”, detalhou a estudante. 

O estudante Renan Vargas, do curso de Ciência da Computação, dedicou-se tanto para o trabalho que convidou a mãe e o padrasto para assistir o resultado. “Estou muito feliz porque vejo o quanto o meu filho está empenhado e determinado. Em seis meses na faculdade, ele já apresenta projetos e também faz estágio na área de tecnologia”, comemorou a mãe, Felipa Vargas, ansiosa na plateia.

“Acho muito válido o curso reforçar essa questão da prática no mercado de trabalho desde o início da graduação, pois nos dias de hoje não se pode perder tempo”, ressaltou Rubens Abelha, padrasto de Renan, contente com a escolha do acadêmico pelo UNIFESO. 



Vestibular com inscrições abertas

O UNIFESO está com inscrições abertas, até o dia 27 de julho, no processo seletivo do vestibular 2018.2, para cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Saúde e Humanas e Sociais. Os candidatos devem se apressar para garantir uma vaga ainda neste ano. Mais informações através da página http://vestibular.unifeso.edu.br/. 

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.