CCS reúne docentes em oficina sobre o processo de aprender e de ensinar

28-06-2019

Quais os desafios da prática docente na atualidade? Esta e outras questões foram debatidas pelos docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), na oficina “Conversas sobre nosso ‘ser’ professor - avaliar em processo para (re) aprender e ensinar”, realizada no dia 26 de junho.

Esta foi apenas a primeira das três oficinas programadas para o primeiro semestre de 2019. A ideia é abrir espaços de diálogo sobre a prática docente na área da saúde, para que os professores reflitam sobre os desafios no ensino e para que possam se avaliar e pensar melhorias.

“Nosso dia a dia é tão corrido, que pouco paramos para refletir sobre a nossa prática docente. A instituição tem o dever de permitir espaços importantes como este e que devem ser multiplicados”, enfatizou a professora Mariana Arcuri, diretora do CCS. Ela conta que estes encontros acontecem desde 2016 e que há sempre a preocupação de eleger um tema norteador para as discussões. “Refletimos sobre questões que tenham a ver com os desafios atuais da docência. O cerne da discussão deste primeiro encontro de 2019 é como avaliar se o ensinar se aproxima do aprender do estudante. O segundo encontro tratará do IETC e o terceiro das disciplinas básicas na formação em saúde”, explicou.

A pró-reitora Acadêmica do Unifeso, professora Kátia Passos, disse que o tema ‘ser professor’ merece realmente ser atualizado, principalmente, diante da juventude contemporânea. “Como nos comunicar com esses jovens que levam somente um celular para a sala de aula? Trata-se de uma geração extremamente tecnológica. Só vamos chegar junto se dialogarmos e aprendermos com eles. Temos muito a ensinar, mas muito a aprender também”, concluiu.