CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ceso sensibiliza alunos para a preservação e uso consciente da água

27-03-2019

No dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, estudantes do ensino infantil ao ensino médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) participaram de um verdadeiro circuito de atividades elaboradas para a conscientização da preservação deste elemento tão importante para o meio ambiente e também para a saúde. O evento contou com o apoio da Sala Verde Unifeso, espaço chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente e motivador às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à educação socioambiental. 

Participando das atividades, o estudante Tiago Pinto, do quinto ano, salientou que “a água é um recurso renovável hoje, mas se não cuidarmos pode acabar. É importante termos essa consciência porque, quando formos adultos, vamos passar essas lições para nossos filhos, que passarão para nossos netos e, dessa forma, teremos uma água infinita”.

Temas como a “Carta escrita no ano de 2070”, uma advertência à humanidade quanto à preservação da água, os princípios da “Carta da Terra”, uma declaração e princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica; e algumas imagens que mostraram o desperdício da água e a quantidade de água que há no mundo disponível para consumo foram apresentados aos estudantes. “Percebemos que estudantes se interessaram bastante e apresentaram suas reflexões após terem visto todo esse material”, notou a professora Gicele Faissal.

Também foi exibido o filme WALL-E, a história de um robô que é o último deixado na Terra e fica com a missão de limpar o planeta após a humanidade ir embora de deixar muitos entulhos de lixo e a atmosfera poluída com gases tóxicos. “No filme mostra como as pessoas utilizam o tempo todo os robôs a serviço delas e acabam ficando sedentários”, conta a professora. Os pequenos receberam brinquedos de material reciclado e se esbaldaram com atividades que movimentaram o corpo de aguçaram a criatividade. “Aproveitamos também para mostrar a importância de se exercitar para não adoecer como os personagens do filme”, completou a professora Gicele. 

A estudante Bruna Matias, do curso de Pedagogia que participou das atividades do Ceso, observou que “os estudantes são muito participativos, percebo que já estão bem inteirados com o assunto e muito conscientes com a questão”.  

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas também contribuíram com o evento através da Ciência Itinerante, conversando com os alunos sobre a importância da preservação dos corpos de água e na atuação da prevenção das arboviroses.

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.