UNIFESO vai sediar a etapa regional da Olimpíadas Brasileira de Robótica

31-07-2018

A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década e é uma atividade estratégica para o país no caminho para o seu desenvolvimento. Para estimular o interesse dos jovens nesta área tão promissora, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) vai sediar, dia 4 de agosto, uma das etapas regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A competição destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada dos ensinos fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Para a etapa regional sediada pelo UNIFESO, competirão 19 equipes da Região Serrana do Rio de Janeiro e adjacências.

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) competirá com uma equipe composta por quatro alunos do ensino médio e conta com a coordenação dos alunos do curso de Ciência da Computação do UNIFESO, que também estão responsáveis pela organização do evento.

A etapa regional terá três rodadas e cada equipe deverá fazer com que seus robôs executem as tarefas solicitadas pela bancada de avaliadores. A equipe vencedora estará classificada para a etapa estadual da competição, que acontecerá em Volta Redonda (RJ).

“É a primeira vez que o UNIFESO sedia a OBR e que os alunos do CESO participam da Olimpíada. Estamos muito otimistas, pois os alunos estão bastante empenhados. Mas para nós, a grande vitória é sediar um evento que contribui para formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia”, conta o professor Alberto Angonese, do curso de Ciência da Computação do UNIFESO.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A competição ocorre desde 2006 e, atualmente, é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2017 foram mais de 140 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de três mil equipes competindo na modalidade prática no país.

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece no ginásio do CESO, das 8h às 17h. O evento será aberto ao público e a entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica