Ciências Biológicas promove Café Científico sobre a estrutura do DNA

28-02-2019

“O mais belo experimento de Biologia”. Este foi o tema do Café Científico do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), realizado no dia 21 de fevereiro. Na palestra, a professora Márcia Emília Moreira de Luca apresentou aos presentes as etapas científicas de uma importante descoberta, o experimento realizado pelos cientistas Matt Meselson e Franklin Stahl, que permitiu demonstrar a duplicação semiconservativa do DNA.

“Ver a professora Márcia relembrar esse simples e engenhoso experimento de uma época tão remota, em que havia grupos inicialmente correndo atrás de desvendar a estrutura do DNA, e ver a ciência e o seu fluxo de descobertas é sempre fascinante!”, avaliou o professor Thiago Bretz Carvalho.

Para a palestrante Márcia, “a ciência nada mais é do que uma colcha de retalhos científicos e que, em algum momento, um pesquisador junta as peças e desenvolve novos modelos. Isso só é possível se o conhecimento básico lhe der sustentação, e é essa a maravilha que encontramos em nossa profissão, que nos permite a formação de ciências para o desenvolvimento de outras ciências”.

Entre os presentes, Lucas Resende de Andrade da Cunha, estudante do terceiro ano e do programa de iniciação cientifica do laboratório de Fotobiologia, também descreveu a palestra como fascinante.  “Ao demostrar a simplicidade e a excelente estruturação de um experimento científico sobre um tema complexo e muito controverso na época, a professora Márcia exemplificou o lado mais bonito da ciência, a simplicidade na comprovação de uma teoria”, elogiou o estudante.