CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Cine Debate do curso de Psicologia trata da biografia de Vincent Van Gogh

21-11-2019

Estudantes de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) têm tido a oportunidade de vivenciar, através de encontros organizados pelo curso, diferentes experiências para ampliação de sensibilidades e capacidades crítica e reflexiva.

No dia 8 de novembro, aconteceu o Cine Debate do curso de Psicologia, com a exibição do filme no "Portal da Eternidade - Cinebiografia de Vincent Van Gogh" e um debate com os convidados Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso, e  José Carlos Lima de Campos, professor do curso de Medicina do Unifeso e do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O evento teve como objetivo articular o cinema e a formação em Psicologia na possibilidade de criar outros modos de pensar e produzir conhecimento. “A proposta é que possamos ter estes encontros regularmente, utilizando a arte como um dispositivo de produção do conhecimento”, afirmou a professora Ana Maria Pereira Brasílio de Araujo, coordenadora do curso de Psicologia. 

De acordo com a professora Verônica, o Cine Debate traz questões importantes à formação do profissional da área da Saúde: uma é relação da arte com a Saúde Mental, o poder da arte para recuperar pessoas com transtorno mental, como também para reforçar a questão do conhecimento geral dos estudantes, tendo contato que não é tão específico da profissão mas que faz parte da formação humanística. 

Há 18 anos como professor do curso de Medicina do Unifeso, José Carlos defende que o futuro profissional tem que ser reflexivo e humanizado, “e este evento veio ao encontro desta ideia. O filme fala do ‘caber na vida’ com uma belíssima obra de Van Gogh”, observou. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.