Clareza e comodidade facilitam a Avaliação Docente e Autoavaliação, que vai até o dia 1º

23-05-2018

Está muito mais fácil para discentes e docentes ajudarem na incessante busca pela excelência do ensino do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Com uma plataforma muito mais acessível e dinâmica, esses importantes protagonistas do cenário acadêmico estão opinando com mais comodidade e precisão sobre o desempenho dos docentes em todos os curso de graduação. Quem ainda não participou da Autoavaliação e Avaliação Docente tem que ficar atento ao prazo, pois só tem até o dia 1º de junho, semana que vem, para fazer a sua parte. O processo é bem simples, basta acessar o link http://www.unifeso.edu.br/apps/sav/ para discentes, e http://www.unifeso.edu.br/apps/sav/prof/ para docentes, com o login e senha.

Entre as facilidades, o gerente de Tecnologia da Informação do UNIFESO, Max Borsoi, destaca como novidade a inserção da foto do professor para melhor identificação do mesmo, além do botão com a opção “desconheço”. “A plataforma ficou bem mais leve também, pois o usuário faz todos os processos de avaliação e autoavaliação em uma tela única, o que dá mais agilidade e segurança no envio das informações. Conforme ele vai concluindo as questões, as opções marcada naquela etapa ficam salvas”, contou Max. Outra grande vantagem proporcionada neste ano é que esta importante avaliação da prática pedagógica dos cursos de graduação pode ser feita acessando o link do questionário online, de qualquer lugar e a qualquer hora, dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, seja do tablet, do celular, do computador de casa ou nos laboratórios de informática do UNIFESO, a pessoa contará com uma plataforma acessível e modernizada para facilitar todo esse processo.

O aperfeiçoamento desta dinâmica tem resultado em uma interação maior dos estudantes em relação aos outros anos. “Eu achei muito bom poder fazer a avaliação via dispositivos móveis. Eu mesmo fiz pelo Android e não tive nenhum problema, assim como os meus colegas não tiveram. Vejo que tudo que foi sugerido nas reuniões da Comissão Própria de Avaliação – CPA - foi executado com excelência”, elogiou o estudante Breno Rosemberg, estudante de Engenharia Civil e representante discente da CPA.

Através da Avaliação Docente e Autoavaliação, estudantes como o Breno têm a oportunidade de contribuir para melhorias no ensino expondo sua visão sobre cada docente e, por outro lado, o docente também responde as mesmas perguntas, como um forma de autoavaliação do professor, dando a oportunidade dele rever sua prática docente, seus saberes, sua relação com o estudante, entre outras possibilidades. A professora Mônica de Souza Corrêa, assessora da CPA, frisa que “a Avaliação não visa punição nem premiação, fazendo parte do Programa de Autoavaliação Institucional,  que tem por finalidade promover melhorias através da avaliação continuada da prática pedagógica”.