CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Curso de Medicina do UNIFESO é selecionado para o PET-Saúde

01-11-2018

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está entre as dez instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, com curso de Medicina, que tiveram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) aprovado em 2018. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde que, há alguns anos, não abria edital.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

O edital deste ano aceitou a submissão de projetos de educação interprofissional. O UNIFESO enviou um projeto de Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que foi selecionado. 

“Alguns editais de residência médica falam especificamente do certificado de participação de, pelo menos um ano, no Programa. O PET-Saúde que conseguimos é de dois anos. Isso é muito importante para o curso de Medicina”, explica Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO.

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.