CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Medicina Veterinária investe em tecnologia de vídeo para transmissão de cirurgias ao vivo

02-07-2019

São mais de cem estudantes nas turmas de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Imagine só se todos tivessem que entrar no centro cirúrgico para assistir a uma aula. Para que as turmas possam acompanhar detalhadamente as cirurgias da clínica-escola, o curso de Medicina Veterinária investiu em um equipamento que transmite o procedimento, em tempo real, para uma TV que fica dentro do centro-cirúrgico e também para o telão do auditório.

O professor conduz a cirurgia com um microfone acoplado e explica passo a passo o procedimento. Já as imagens do campo cirúrgico são capturadas por uma GoPro. Trata-se de mais uma metodologia ativa de ensino, complementando a ação prática. 

“A gravação e o áudio para transmissão em tempo real do evento cirúrgico não são uma tecnologia nova, mas são bastante atuais e modernos e conseguem agregar um grande número de estudantes que não estão participando diretamente do evento com a equipe de cirurgia. Sendo assim, alguns estudantes paramentados podem acompanhar o procedimento pelo televisor que temos dentro do centro cirúrgico e os outros conseguem ver e ouvir tudo pelo telão do auditório”, explica o professor André Viana, coordenador do curso de Medicina Veterinária. 

Ele diz que a tecnologia trouxe mais conforto, tanto para o grupo de estudantes que opera o evento cirúrgico, quanto para os que não estão com a mão na massa. “O estudante que está realizando a cirurgia fica mais tranquilo e pode executar o procedimento com menos pressão, já que não há muitos colegas em volta”, pontua o professor. 

Por Juliana Lila



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.