CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Psicologia estreia no IV Confeso

29-08-2019

As primeiras turmas do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) marcaram suas estreias no IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso), participando de uma programação variada, que contemplou palestras, rodas de conversa e workshops.

Na roda de conversa “Desafios e Possibilidades na Prática Clínica”, no dia 28 de agosto, Ana Maria Pereira Brasílio de Araujo, coordenadora do curso de Psicologia; Georgia Rosa Lobato, docente dos cursos de Psicologia e de Medicina; e Diana Jenifer Ribeiro de Almeida, docente do curso de Psicologia, trocaram ideias com estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Psicologia e Ciência da Computação. “Devemos fazer a seguinte reflexão: quando falamos em clínica estamos falando de quê? Muitos profissionais ainda encaram seus pacientes com passividade, como se eles não tivessem seus saberes e teorias. Na área da saúde, os profissionais devem se afetar no encontro com o outro. A clínica, então, deve ser encarada como um ambiente de produção de desvio, de produção de transformação”, disse a professora Ana Maria. 



Já na palestra “Dificuldades de Aprendizagem: Como Reconhecer?”, Claudia de Lima Ribeiro, psicóloga e docente dos cursos de Medicina e de Psicologia, e Fátima Caldas, fonoaudióloga e especialista na área de avaliação de linguagem, falaram sobre a diferença entre dificuldade de aprendizado e transtorno de aprendizado. “Dificuldades de aprendizagem são problemas na aquisição das habilidades acadêmicas gerais ou específicas, em função das falhas secundárias relacionadas ao ambiente. Uma criança que está sofrendo abuso ou violência não tem a mesma condição de aprender de outra que está em um ambiente familiar saudável, por exemplo. Já os transtornos são condições persistentes que dão sinal, desde a primeira infância, e que precisam de uma intervenção específica”, explicou a professora Claudia.

Por Juliana Lila



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.