CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




De olho no Enade: conteúdos que serão avaliados na prova estão disponíveis no site do Inep

19-07-2018

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) este ano, podem consultar os conteúdos que serão avaliados em cada uma das áreas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza portarias normativas com com os perfis, competências e conteúdos que serão avaliados nesta edição do exame, que será aplicado no dia 25 de novembro. As portarias podem ser acessadas no Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade). 

A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. De acordo com o Inep, responsável pela aplicação do exame, a prova terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os estudantes, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.



UNIFESO promove oficina do Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. De grande importância para a avaliação dos cursos e para que o Ministério da Educação possa promover melhorias no ensino, as provas do Enade seguem sempre um modelo que, de tempos em tempos, é atualizado. Com a proposta de buscar a melhor performance dos estudantes nas provas, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordenadores de curso, gestores e dirigentes do UNIFESO tem se organizado em oficinas, visando aproximação das avaliações dos cursos superiores do UNIFESO com a estratégia utilizada pelo Enade na construções de suas questões. As ‘Oficinas do Enade’ promovem ainda a realização de estudos para análises e intervenções em relação ao desempenho atribuído aos cursos no exame.

O primeiro encontro, realizado no dia 4 de abril, teve o objetivo de demonstrar a metodologia desenvolvida pelo professor Alexandre Nicolinni, consultor universitário  em Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária; especialista em Enade; estudioso do assunto e autor de obras sobre o exame. Já o segundo, realizado no dia 12 de julho para a “Análise e Intervenção sobre os resultados do Enade”, contou com a palestra do professor Nicolini, que elogiou a postura do UNIFESO em “se preocupar com a motivação dos estudantes quanto ao exame”.   

Segundo a professora Maria Beatriz Villas Boas de Moraes, assessora da Pro-Reitoria Acadêmica do UNIFESO, é de suma importância o estudante se dedicar e buscar um bom  desempenho no exame. “Na medida em que o acadêmico contribui para que o resultado da Instituição seja positivo, ele coopera para que a formação dele seja valorizada no mercado”, ressaltou.