CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Distrofia de Cones Familiar: estudantes de Medicina relatam caso em Congresso de Oftalmologia, em SP

02-08-2019

A disciplina de Oftalmologia foi o estopim para as estudantes Maria Luiza Pereira, Nathália de Souza Ferreira Feital e Julia Santiago de Azevedo, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), se interessarem pela área e decidirem se aprofundar nessa especialidade. Com a orientação do professor João Maria Ferreira, elas trabalharam em um Relato de Caso sobre “Distrofia de Cones Familiar: a perda progressiva da visão central”. “As afecções herdadas que acometem a retina são a principal causa de cegueira no mundo e, dentre elas, tem a distrofia de cones. Visto que essa afecção é rara e acometeu 15 membros de uma mesma família, avaliamos as repercussões socioeconômicas da doença em uma das pacientes afetada por essa condição”, explica a estudante Maria Luiza. 



O trabalho foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, realizado no mês de julho, em São Paulo. “A participação no Congresso, além de trazer atualizações sobre os temas, nos insere no meio médico, proporcionando um aprendizado mais vasto com visões diferentes”, destaca a estudante. Para Maria Luiza, o que mais chamou atenção no Congresso foi a possibilidade de troca de conhecimento com profissionais de várias localidades do país, “percebendo que o Brasil é um país ativo nos estudos que possibilitam diagnósticos das patologias cada vez mais precoces com terapêuticas mais avançadas e eficazes”. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.