CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Enfermagem debate Segurança do Paciente

30-08-2019

“Segurança do paciente nos diferentes níveis de atenção” foi um dos temas das palestras organizadas pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) para o IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso). Estudantes dos cursos da área da Saúde puderam conhecer os principais pontos da Política Nacional de Saúde em Segurança do Paciente, no que diz respeito aos protocolos nacionais e internacionais vigentes atualmente.

A palestrante convidada foi Julyana Gall da Silva, professora adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FMP/FASE, doutora e mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo Julyana, o tema ainda é pouco conhecido em relação aos parâmetros e à abordagem, porém, é de extrema importância, pois hoje os hospitais sofrem processos de acreditação hospitalar e, para se chegar a uma excelência, é necessário seguir os parâmetros determinados pela Política Nacional de Saúde. 

“Os principais problemas que encontramos hoje na assistência hospitalar são, principalmente, infecções por lavagem das mãos inadequada, a cirurgia segura e a comunicação entre os profissionais de saúde na passagem de plantão, quando são deixados de lado alguns parâmetros essenciais”, destacou a palestrante. 

Por Juliana Lila



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.