CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Enfermeiro teresopolitano, engajado na luta pelo atendimento às vítimas de queimadura, se destaca pelo trabalho na área da Saúde

11-10-2019

Natural de Teresópolis e formado em 2004 pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Fabiano Rodrigues coleciona vitórias e reconhecimentos por sua dedicação à Saúde. A graduação, para ele, foi um divisor de águas em sua vida. “Tudo começou no Unifeso, onde tive a oportunidade de exercer, por dois anos, a presidência do Diretório Acadêmico de Enfermagem, participei diretamente como um dos idealizadores do projeto ‘Mãos Unidas Para Salvar Vidas’ – premiado e muito comentado na época. O curso de Enfermagem abriu muitas portas, foi muito rico, tanto na área hospitalar como na da saúde coletiva, e pude absorver muito conhecimento e colocá-lo em prática. Minha formação contribuiu muito para a minha vida profissional”, avaliou o enfermeiro, que hoje é especialista e mestre em Saúde Pública.

No Unifeso, ele fez a sua monografia sobre acidentes na infância e na adolescência e os principais cuidados de enfermagem nesse processo, tendo a sua própria história de vida como maior motivação para escrever e dar continuidade, até hoje, a outras pesquisas e trabalhos dentro desta temática, visando contribuir para a diminuição de acidentes. “Utilizei no meu trabalho a minha própria experiência de vida. Na época, sofri queimadura na escola, de 1º e 2º graus, na cabeça e no pescoço. Vivi muito isolamento social, e foi na graduação, através dos professores e da monografia - esta baseada na minha própria história de vida - que tive incentivo a continuar com meus estudos e trabalhos”, disse.



Acompanhamento pelo NAPPA

Quem acompanha este grande profissional não imagina que, quando iniciou a faculdade, tinha dificuldade de aceitação por conta da queimadura. “Eu fui atendido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) e fiz acompanhamento semanal, com as profissionais de lá me incentivando e me acolhendo. Este departamento tem grande importância na vida acadêmica, pois faz acreditar na sua capacidade, no papel do estudante. Sempre trabalhei muito para dar conta dos estudos e da faculdade, e foi através do NAPPA que tive a melhor compreensão do meu papel enquanto acadêmico na Instituição e entendi a minha capacidade de conciliar meu trabalho com a faculdade. Tenho muita gratidão por este setor e pelo trabalho que realizaram comigo, sempre me estimulando muito”, agradeceu o enfermeiro.

Fabiano se destacou no cuidado com o próximo e hoje já tem uma longa experiência em cenários de saúde por todo o Brasil. Entre suas experiências profissionais, ele vem se destacando no estado da Bahia, e já atuou como enfermeiro da Saúde da Família em Nova Viçosa, foi chefe de Departamento de Saúde no município de Mucuri; docente na faculdade de Teixeira de Freitas; secretário municipal de Saúde no município de Medeiros Neto, sendo, em 2016, homenageado com o Premio Dr. Carlos Chagas 2016: um reconhecimento feito aos melhores secretários de saúde do país que investem na qualidade e na manutenção da saúde de seus municípios, entre os outros diversos prêmios que recebeu ao longo da sua carreira. 

Fabiano também já foi coordenador adjunto do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e hoje tem uma empresa de consultoria na área da saúde, em que o foco é trabalhar sistema de informações e inovações na área da saúde. Atualmente, ele é vereador do município de Nova Viçosa, além de conselheiro da Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras (Anaviq).



Luta para vítimas de queimaduras

A Anaviq é uma Instituição formada por vítimas de queimaduras, familiares, amigos e profissionais da saúde, que tem como objetivo unir todos os interessados nessa causa para reivindicar justo atendimento ao queimado em suas necessidades físicas, emocionais, sociais e também a instaurar Políticas de Prevenção de Queimaduras para evitar que novos casos aconteçam. “A Anaviq tem a missão de mapear os queimados de todo o Brasil. Temos uma diretoria composta de sobreviventes de queimaduras. Sou integrante desta associação com muito entusiasmo, pois a prevenção de acidentes é uma causa que sempre defendi”, conta Fabiano. 

A Associação mostra dados importantes como: mais de 1 milhão de acidentes com queimadura por ano, sendo que 40% dos acidentes ocorrem com crianças e 80% dos casos são acidentes domésticos. Em 2018, foram registrados 224 mil acidentes no país. 



O enfermeiro continua engajado, cada dia mais, nesta causa. Inclusive, este ano, ele participou da 11ª Jornada Brasileira de Queimaduras, realizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, em maio e junho, em Minas Gerais. Ele representou a Anaviq e atuou no evento como moderador de mesas redondas sobre temas diversos. Confira a entrevista dele divulgada no Youtube.



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.