Equipe do UNIFESO vai para as finais da maior competição internacional de empreendedorismo social entre estudantes

18-12-2017

“Aproveitando o poder da energia para transformar a vida de 10 milhões de pessoas - como mudar o mundo com US$ 1 milhão?”. Este foi o tema do desafio de 2018 proposto pela Hult Prize, premiação internacional mais prestigiada para o empreendedorismo social que incentiva a criação de novas empresas dedicadas ao enfrentamento das questões consideradas como as mais urgentes do mundo, concedida pela Hult International Business School. O Prêmio Hult terá pela primeira vez estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) representando a Instituição e o Brasil nas etapas finais desta que é a maior competição de universitários do mundo.

Hult Prize UNIFESO: equipe Onyx Studios é vencedora

Doze equipes - formadas por três a quatro estudantes (cada) dos cursos de graduação e pós-graduação - defenderam seus projetos na edição Hult Prize UNIFESO, organizada pelo Campus Director da Hult Prize, o estudante de Medicina Fellipe Carlos Corrêa Batista, no dia 15 de dezembro, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Com o apoio dos dirigentes de toda a Instituição, ele formou as equipes e realizou o processo seletivo no UNIFESO através da apresentação oral dos projetos e avaliação de um corpo jurado, seguindo as regras e a metodologia propostas pela Hult Prize. ""Não é todo o dia que temos a oportunidade de mudar o mundo. Esta é a nossa chance de mostrar ao mundo que a nossa Instituição é dedicada ao impacto social"", disse Fellipe incentivando as equipes.

O júri foi composto pelas professoras Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Elaine Maria de Paiva Andrade, Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). “Ficamos muito emocionadas e surpresas com os projetos por terem ideias muito interessantes e inovadoras, e queremos viabilizar, de alguma forma, todas essas propostas”, garantiu a professora Mariana Arcuri. “Seguimos a risca as orientações da Hult Prize para fazer a seleção, mas gostamos de todos os trabalhos”, elogiou a professora Elaine Andrade. “Todos participantes logo se lançaram assim que surgiu a proposta do evento, enxergando as diversas possibilidades, e isso já caracteriza uma formação diferenciada do UNIFESO”, pontuou a professora Ana Maria Gomes.

Embora todos as propostas de startup tenham agradado, a grande vencedora foi a equipe Onyx Studios, formada pelos estudantes Carlos Jacobina, Ariel Zimbrão, Douglas Ornelas e Renan Souza, do curso de Ciência da Computação, que agora se preparam para a próxima etapa, as quartas de final, a serem realizadas em março, em Nova York (EUA). “Isso é uma coroação do nosso trabalho que só acontece graças ao empenho dos nossos estudantes”, comemorou o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação.

“Agradecemos ao UNIFESO e aos nossos professores Laion e José Roberto Andrade. Foi um projeto bem corrido que veio do panejamento de uma proposta de jogo para a iniciação científica dentro do nosso curso. Optamos pela área que gostamos muito, a de desenvolvimento de games, que somada à proposta de startup foi muito interessante por nos trazer a perspetiva de um retorno financeiro à nossa iniciativa”, declarou o estudante Renan.

“Esta edição só aconteceu graças aos 12 projetos que foram apresentados, sintam-se todos representados pela equipe selecionada”, colocou a Reitora a todas as equipes. “A disputa foi bem acirrada, mas a Onyx Studios destacou-se por nos passar a segurança de desenvolver um projeto que propõe soluções de uma tecnologia muito boa com este viés da Educação, que é o forte do UNIFESO”, finalizou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO.

Mesmo sem a classificação para a final, as equipes envolvidas na competição garantiram que a experiência foi válida, e que continuarão trabalhando nas propostas. “Pretendemos dar continuidade ao projeto usando o próximo ano para apresentá-lo novamente, porém, bem mais amadurecido”, contou Rafael Soares, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e pós-graduando do curso de Business Intelligence (BI).