CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Escola George March visita V Salão de Arte em Arquitetura

18-04-2019

Estudantes do Ensino Fundamental da Escola George March estiveram, no dia 17 de abril, no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP) conhecendo projetos de arquitetura e urbanismo na exposição do V Salão de Arte em Arquitetura. A iniciativa de levar a escola partiu de uma das expositoras, a arquiteta e urbanista Victoria Salonikio, mãe de três estudantes do colégio. 

Ela destacou a importância de se passar às crianças valores como o cuidado com o ambiente em que vive, a casa, a cidade, como uma cultura que em que deve adotar. “As crianças poderão visualizar e entender um pouco da nossa profissão e, quem sabe, tomar gosto pela área por ter tido um dia esse contato e a lembrança desta experiência. É uma profissão que lida com muitos com sonhos, alegrias e realizações, por isso vale a pena apresentar, dessa forma lúdica, a arquitetura”, justificou Victória. Ela Trabalha em Teresópolis desde que se formou, em 2002, e desde então ela conta que produziu muito projetos nas mais diversas áreas, como residencial, interior, comercial e construção de edifícios. “Sou muito feliz no que eu faço e, mesmo aqui sendo uma cidade pequena, tive muitas oportunidades ao longo desses anos”, contou a arquiteta.



Saiba mais sobre a exposição

O V Salão de Arte em Arquitetura, que tem a curadoria de Nélio Paes de Barros, é uma exposição de trabalhos realizados por notáveis arquitetos locais e ficará aberta ao público durante o mês de abril. A mostra reúne trabalhos dos arquitetos Camila Freitas, Izabella Barreto, Luiz André Costa, Tânia Fonseca e Vitoria Salonikio. O público poderá conferir as percepções dos arquitetos sobre as tendências para as cidades do futuro. 

“Nesta exposição, buscamos trazer uma contribuição através da beleza em cada projeto criado pelos arquitetos participantes, com a intenção de mostrar formas e intervenções capazes de tornar a cidade mais agradável, harmônica, acolhedora e humana, ainda que estejamos na dependência da organização de Sistemas de Planejamento Urbano”, explica Nélio. O curador conta que, por meio do trabalho dos profissionais, percebe-se o esforço para superar o desafio em serem atores protagonistas e não simplesmente observadores ou mesmo coadjuvantes do trabalho de construção da paisagem.

A exposição do V Salão de Arte em Arquitetura vai até o dia 26 de abril, na Galeria e Artes do CCFP. A visitação é aberta ao público e gratuita, e acontece de segunda a sexta, das 9h às 19h. O CCFP fica na rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto. Mais informações através do telefone (21) 2644-5770 e do e-mail centrocultural@unifeso.edu.br.