CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudante de Medicina Veterinária apresenta trabalho em conferência anual da Abraveq

11-07-2019

Maria Eduarda de Andrade Magalhães, formanda do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), apresentou um trabalho na XX Conferência Anual da Associação Brasileira de Veterinários de Equinos (Abraveq), que aconteceu, de 5 a 7 de julho, em São Paulo. Intitulado “Distocia e cesariana em égua Bretão com subsequentes gestação e parição saudáveis: relato de caso”, o trabalho contou com a orientação do professor Marcos Vinícius Dias Rosa.

A estudante fez uma apresentação em formato de banner, onde elucidou o caso de uma égua da raça Bretão que teve uma gestação dentro do tempo previsto, porém, não foi capaz de realizar o parto normalmente, pois o feto não estava na posição correta e não havia no local um médico veterinário para realizar as manobras obstétricas. “Na maioria das vezes, as éguas que passam por parto distócico não conseguem mais ser férteis, porém, no caso desta égua, após tratamento adequado, ela conseguiu emprenhar novamente em um ano”, explicou Maria Eduarda.

O professor Marcos Vinícius Dias Rosa, orientador da estudante, disse que cesariana em cavalos é um procedimento raro. “A égua, que foi tema do caso apresentado na Conferência, sofreu um abordo durante o trabalho de parto. O feto só foi retirado dela seis dias depois, graças a uma cesariana feita no hospital HDM Horse Service. Eu ainda não tinha visto um caso desses e, ouso dizer, que nunca mais verei”, contou.

Sobre a conferência

A conferência anual da Abraveq é um evento que envolve pesquisadores/orientadores e seus estudantes de graduação e pós-graduação/orientados, participando tanto da programação técnica como da apresentação, relatoria, julgamento e debate nas sessões plenárias e de apresentação de trabalhos científicos. Proporciona oportunidades de formação entre grupos de pesquisa, integração entre a pesquisa acadêmica e a experiência prática de campo, bem como a oportunidade de novos horizontes para pós-graduandos e outros profissionais. 

Por Juliana Lila