CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de Ciência da Computação do UNIFESO vencem competição da V Escola de Inverno da UFU

01-08-2017

Cinco estudantes do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) decidiram abdicar do descanso nas férias de julho e embarcaram em uma viagem de onze horas de carro até a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Vila Nova, Monte Carmelo (MG), onde participaram da V Escola de Inverno, um curso imersivo focado no estudo de programação e algoritmos utilizados em competições de programação. 

O curso teve duração de uma semana, e contou com vinte e quatro equipes de todo o país, sendo o UNIFESO a única instituição particular participante. “Ao final, foi realizada uma competição envolvendo todas as equipes participantes e nossos estudantes obtiveram a medalha de ouro”, contou o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação. 



Segundo os medalhistas Gabriel Duarte e Gustavo Chermout, a experiência foi gratificante pela possibilidade de contato com um número maior de pessoas interessadas pela área da computação. “Passamos por uma semana intensiva de estudos em tópicos relevantes e também competições diárias, que acreditamos que poderá contribuir para a nossa atuação em competições futuras, encerrando com a vitória, fazendo valer a pena a viagem de 1800km”.  



Para o estudante Alexandre Pereira a Escola de Inverno em Monte Carmelo (MG) surgiu como uma oportunidade de preparação para a Maratona de Programação anual organizada pela ICPC (International Collegiate Programming Contest) em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Computação). “O curso foi intenso e bastante proveitoso. Tínhamos estudo no período da manhã e maratona à tarde com duração de cinco horas, abordando questões referentes aos algoritmos apresentados no estudo, incluindo conteúdos que seriam vistos no dia posterior”, explicou Alexandre, lembrando que o curso foi separado em níveis: Básico, Intermediário 1, Intermediário 2 e Avançado. “Participei com os estudantes Ariel Zimbrão e Renan Souza do Intermediário 2 e os estudantes Gabriel Duarte e Gustavo Chermout participaram do Avançado. Fiquei muito feliz com o nosso resultado, pois eram 24 participantes e ficamos em 14º lugar. Agradeço ao professor Laion pelo apoio, o Gabriel Duarte que nos conduziu em todo o percurso e os demais estudantes pela cooperação. A experiência foi incrível”, completou. 




Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.