Estudantes de Ciências Biológicas participam como voluntários da Caravana da Ciência

20-09-2019

Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos trabalharam como voluntários nas atividades da Caravana da Ciência, um centro itinerante que ficou montado na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, de 17 a 20 de setembro. Trata-se de um projeto da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A Caravana esteve na cidade por iniciativa das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Educação.

A estrutura contou com carreta de exposições, planetário inflável e tenda com jogos e experimentos científicos interativos. Jéssica da Silveira, estudante do 6º período de Ciências Biológicas, disse que pretende fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Educação Ambiental e que, por isso, se interessou em participar do projeto. “Sempre me interessei pela área da divulgação científica, que simplifica mais a Ciência e a torna compreensível a todos os públicos. Neste momento em que a Ciência está sofrendo muita pressão, é maravilhoso termos um projeto como esse. Como há uma série de questões políticas que envolvem os cortes em pesquisa, esta é uma forma de termos voz e de mostrarmos para a população que estamos fazendo Ciência e que a área é relevante para a sociedade como um todo”, pontuou Jéssica.

Uma das atrações preferidas da feira foi o Girotec, giroscópio humano que desafia o equilíbrio do participante e simula ausência de gravidade. Outra atração disputada foi o planetário, onde os presentes puderam conhecer mais sobre as constelações e sobre a história da Humanidade. Karina Oliveira Philipp, estudante do 8º período de Ciências Biológicas, trabalhou como voluntária na atração. “É bom termos a experiência de passar o conhecimento para outras pessoas. Ver a surpresa das crianças é gratificante”, disse.