CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de engenharia do Unifeso vibram no Desafio da Ponte de Macarrão

21-11-2019

O último fim de semana de muitos estudantes das engenharias do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi em meio a muitos cálculos, discussões e macarrões. Sim, macarrões! Eles foram desafiados a produzir uma ponte com o alimento, em um projeto muito bem pensado e calculado visando suportar a maior carga possível, e tudo obedecendo a um regulamento proposto pelos professores. O grande dia foi na terça, 18 de novembro, quando diversos grupos submeteram suas ‘obras de macarrão’ a um teste de carga das pontes. 

“Vimos esse trabalho como um desafio gigante, pois é uma forma de poder aplicar os nossos conhecimentos, obtidos durante o ano. Esse projeto nos acrescenta muito, pois podemos botar em prática tudo que aprendemos e também desenvolver a capacidade de trabalho em equipe”, notou o estudante Lucas Martinez, integrante do grupo cumpriu a atividade com sucesso, produzindo uma ponte que aguentou mais que o calculado. “A ponte rompeu com 45,5 kg e nosso cálculo foi para aguentar 40kg”, comemorou Lucas.

Entre os objetivos da atividade, destacam-se os de estimular os estudantes a desenvolver competências práticas a partir de conhecimentos teóricos; capacidade de trabalho em equipe; conhecimentos práticos das disciplinas de resistência dos materiais e analise de estruturas; aplicar conceitos de modelagem computacional para solução de problemas; e aprimorar a elaboração de relatórios, aliando o conhecimento teórico aos dados obtidos experimentalmente. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.