CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de engenharia participam do Desafio Pontes de Macarrão 

01-11-2018

Foi lançado o desafio de se projetar uma ponte utilizando apenas macarrão, massa adesiva e cola instantânea para 17 grupos formados por estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que mergulharam em seus projetos, desenvolvendo uma ponte em cada grupo. Os resultados dos trabalhos foram à prova no dia 29 de outubro, na quadra do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), quando os professores do curso colocaram nas pontes o peso de anilhas para para testar a resistência dos projetos, sem dó de que quebrar as estruturas. 

“A atividade Desafio Pontes de Macarrão consiste em os estudantes aplicarem todo o conhecimento que vêm adquirindo nas disciplinas de Mecânica de Sólidos e Resistências Materiais I e II e Análises de Estruturas em prática”, explicou o professor Bruno de Andrade. 

O professor Rafael Murta, coordenador do curso de Engenharia de Produção, destacou ainda que, depois da atividade, “os estudantes entregarão um relatório, em que mostrarão tudo o que calcularam, mais o que observaram na prática, fazendo um levantamento dos erros e acertos dos projetos”.

Segundo os professores, o desafio é uma atividade que estimula diversos aspectos nos acadêmicos, como o trabalho em grupo, o planejamento de toda a parte teórica com cálculos, a proatividade e habilidade na execução do projeto e, finalmente, a observação dos resultados durante o teste de carga.

O estudante Joselan Dutra de Oliveira, do quarto ano de Engenharia Civil, participou, pela segunda vez, da atividade. “Para este projeto, somei a experiência que tive no ano passado. Com o passar do tempo, o conteúdo das disciplinas vão nos dando mais propriedade para obtermos um resultado melhor, sendo que toda atividade fora de sala de aula nos permite praticar esse aprendizado”, contou.



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.