CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de Medicina relatam experiências na XI Jornada de Produção Acadêmica da IETC na Atenção Básica à Saúde

28-06-2019

No dia 28 de junho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através do curso de Medicina, realizou a XI Jornada de Produção Acadêmica da IETC na Atenção Básica à Saúde. No evento, 32 grupos formados por estudantes do primeiro ao quarto períodos de Medicina apresentaram a profissionais e gestores das redes de Educação e Saúde, preceptores e professores do curso os projetos de intervenção e relatos de experiência obtidos em cenários de prática. Na oportunidade, os estudantes compartilharam situações que passaram, suas visões, entendimentos e experiências, dando visibilidade às atividades de Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC) aos setores acadêmicos, aos serviços de saúde e parceiros do Unifeso.

Segundo a professora Geórgia Rosa Lobato, coordenadora da IETC do 1º ao 4º períodos do curso de Medicina, a iniciativa existe há cerca de dez anos. “O curso investe muito na IETC porque acreditamos que a aprendizagem se dá a partir do trabalho, do contato deste estudante com o mundo real, com pessoas reais, em que terá a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, atitudes e habilidades”, explicou.



Entre os estudantes que se apresentaram na Jornada, estava Tainá Viana Lamas, do quarto período, que veio, ano passado, de outra instituição para o Unifeso, via transferência externa. Em sua exposição, ela relatou o caso de uma idosa, que mora sozinha na Barra do Imbuí e carece de assistência, pois apresenta algumas complicações de saúde. A partir desta experiência, vivida juntamente com o seu grupo e preceptor, a estudante elaborou uma proposta de intervenção e chegou à conclusão da relevância das atividades da IETC na formação dos estudantes para a compreensão das necessidades individuais. “Quando vim para o Unifeso, já sabia da existência dessas atividades e acho muito importante esta questão da inserção precoce dos estudantes na prática, pois nos torna mais empáticos e força um amadurecimento no que diz respeito ao cuidado e ao respeito com o outro, o que é muito relevante dentro da nossa área de atuação”, notou Tainá. 



Mesa de abertura

A mesa de abertura do evento foi composta pelos professores Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, Michelle Bronstein, coordenadora de Extensão na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Renata Mendes, coordenadora da preceptoria da IETC integrada, e a professora Geórgia Lobato. 

A diretora Mariana agradeceu a dedicação de todos os estudantes e professores nas ações e falou da importância do profissional em formação realizar trabalhos integrados com outras áreas para se sentir melhor preparado para o mercado de trabalho. “São estudantes de todos os cursos da área da Saúde se encontrando em equipes multiprofissionais para pensar como qualificar as competências colaborativas, e uma delas é: como se trabalhar em equipe entre diferentes profissões”, colocou Mariana. 

Manoel Pombo ressaltou a IETC como um dos diferenciais do curso de Medicina. “O ensinar é uma ferramenta, mas o objetivo principal é o aprendizado do estudante. A aposta para isto é a utilização dos cenários reais de prática, o que promove os estudantes a médicos em formação. Mesmo ainda não estando habilitados, já estão em ação”, disse o coordenador Manoel Pombo. 

Para Renata Mendes, “são muito importantes e potentes as ações da IETC, e todos aqui estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, e tenho certeza que vão levar essas experiências para ao longo e após a sua formação”.



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.