Estudantes de Medicina Veterinária fiscalizam cantinas do Unifeso

13-11-2019

O médico veterinário tem atuação importante no controle da qualidade dos alimentos. Basicamente, tudo o que comemos, do café da manhã ao jantar, passa pela avaliação de um profissional da área da veterinária. Para compreender todo esse processo e vivenciá-lo na prática, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) oferece a disciplina Saúde Pública e Vigilância Sanitária, ministrada pela professora Júlia Siqueira Simões.

Os estudantes são divididos em grupos e fazem, duas vezes por ano, a fiscalização das lanchonetes do Unifeso. A primeira visita acontece sempre no início do ano, com data marcada, já a segunda é realizada entre setembro e outubro, sem aviso prévio. Após as visitas, os estudantes fazem um relatório comparando o que foi encontrado.

“Conseguimos trabalhar de forma lúdica, através da metodologia ativa, para que os estudantes consigam exercer o papel do veterinário em ação. A atuação do médico veterinário na vigilância sanitária vem do princípio de proteger a população. Temos que atuar no controle da produção, desde o recebimento da matéria-prima até a chegada ao consumidor final, justamente para proteger a saúde da população”, explicou a professora Júlia.

O papel do médico veterinário na fiscalização sanitária e no controle de qualidade tem como objetivo evitar a propagação de doenças transmitidas por alimentos, evitar fraudes, o controle em termos microbiológicos, fiscalizar o transporte, a comercialização e a manutenção da temperatura adequada para acondicionamento.

“Para a atividade, os estudantes recebem um checklist baseado no utilizado pela Vigilância Sanitária. Trazer isso para perto do estudante faz toda a diferença, porque aplicamos na prática a legislação”, disse o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.