Estudantes do Colégio Estadual Campos Salles participam de oficinas no Unifeso

11-10-2019

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu os estudantes do Colégio Estadual Campos Salles para a “II Oficina Hands On em Ciência e Tecnologia”, dia 9 de outubro, organizada pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), com a participação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharias Civil e de Produção. Os estudantes do Ensino Médio passaram a manhã no Campus Quinta do Paraíso, onde tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as profissões, além de conhecer laboratórios e equipamentos utilizados pelos cursos de graduação do Unifeso.

Os alunos participaram de oficinas com atividades práticas sobre ensaio de tração, construção de aplicativo com APP inventor e modelagem. Maria de Lourdes Nogueira de Medeiros, professora de Biologia do colégio achou a atividade fundamental, pois aproxima a universidade do Ensino Médio. “Os alunos acham que o caminho é muito longo para a universidade. É importante dar a eles a perspectiva de continuar os estudos e de vislumbrar outras possibilidades”, ressaltou.

O professor Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação lembrou aos estudantes que eles estão em um momento de escolha e que é preciso levantar informações para tomarem a decisão profissional com maior eficácia. “Este é o momento de maturidade e de experiência para vocês, e esperamos que a vivência que terão hoje com a computação seja proveitosa”, destacou. Os alunos que fizeram a oficina do professor Laion puderam experimentar o contexto da computação e das novas profissões que vão surgir. Eles criaram um aplicativo para celular que simulou um sabre de luz do Star Wars.

Outro grupo de estudantes pôde vivenciar um pouco do curso de Arquitetura e Urbanismo e testar um software de modelagem. “O arquiteto não vive só de beleza, vive de criatividade e de técnica. Quando fazemos um edifício, planejamos um bairro ou interferimos em uma região, mudamos a vida de milhares de pessoas, e isso é muito importante”, explicou a professora Cristina Reis, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso.

Nathalia Cristina, estudante do 3º ano do Ensino Médio, pretende fazer faculdade de História, mas participou da atividade do curso de Arquitetura e Urbanismo e gostou muito. “Adorei a parte prática, gosto de mexer em programas de computador. Acho a ideia do evento o máximo, porque ajuda os alunos a tirarem dúvidas sobre as carreiras e a se decidirem. É um sonho ter acesso a esses laboratórios, é uma oportunidade que não temos todos os dias”, disse.

O colega dela, Mark Santi Fidelis, de 17 anos, pretende ingressar no curso de Engenharia Civil do Unifeso. “Quando soube que viria conhecer os laboratórios, fiquei muito empolgado!”, contou. Ele e outros amigos participaram de um ensaio de tração em aço, em que é possível demonstrar a curva de resistência até a ruptura da peça, e a compressão em uma peça de madeira.

“Esse evento é fundamental para mostrar aos alunos do Ensino Médio os cursos que temos, os nossos laboratórios e as práticas que terão na profissão. Esses estudantes estão em um momento importante de decisão e, na maioria das vezes, não têm conhecimento a respeito do que vão encarar lá na frente. Apesar de toda a difusão e da facilidade de conhecimento que eles têm hoje em dia, notamos que há pouco conhecimento sobre cursos e as afinidades que devem ter para abraçar uma profissão”, disse o professor Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil.