CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Evento lotado e participação de palestrantes de peso marcam o II Cemed

24-05-2019

Um evento organizado por estudantes para estudantes. Assim é o Congresso dos Estudantes de Medicina do Unifeso (Cemed), que teve sua segunda edição durante os dias 17, 18 e 19 de maio. 

A programação contou com palestras, workshops, minicursos, mesa redonda e raciocínios clínicos. Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos técnico-científicos sobre as principais áreas médicas e puderam desenvolver e apresentar trabalhos científicos de pesquisa e extensão.

Palloma Marquet Escamilha, estudante do 11º período e vice-presidente do II CEMED”, disse que o evento ficou maior. “O público este ano foi muito maior, com participação, inclusive, de estudantes de outras faculdades. Encerramos as inscrições antecipadamente porque a procura foi muito grande. Até ano passado, não tínhamos palestras simultâneas e trouxemos este formato para esta edição”, explicou. 

Lucas Correa da Rocha, estudante do 11º período e presidente do II CEMED, contou o motivo da mudança de formato do evento. “O CEMED acontecia durante a semana, à noite. Decidimos passar para o fim de semana com o objetivo de conseguir trazer mais palestrantes de fora. Para esta edição teremos palestrantes da Rede D’Or, da Fiocruz, de outros hospitais e de outras faculdades. É muito gratificante ver o quanto o evento está crescendo”, comemorou.

Ele lembrou que um dos objetivos do Cemed é levar para os estudantes os assuntos que eles sentem mais necessidade de explorar. “A diretoria do Cemed é mista, ou seja, engloba estudantes de todos os períodos. Vamos elencando as principais questões que a gente sente falta de um olhar diferente, de uma abordagem diferente, junto com as ligas e com os orientadores. Temos a preocupação de fazer um evento que consiga trazer para o estudante os assuntos que ele quer ouvir”, explicou.

A professora do curso de Medicina Ana Paula Esteves foi a homenageada do evento. Ela destacou a importância do engajamento dos estudantes para promover um evento de grande monta. “Queria agradecer muito, é uma honra ser homenageada por vocês. Pude observar a potência que é quando vocês se reúnem em prol de uma causa e de um querer. Lotar um auditório como este, numa sexta-feira à noite e no fim de semana, não é para qualquer um. Trazer participantes externos para um evento como este mostra um comprometimento com o ensino, a pesquisa e a extensão e me deixa extasiada. Tenho certeza de que daqui sairão grandes construções para que vocês abrilhantem o currículo e tenham uma caixa de ferramentas muito maior para uma competição de mercado que vem mais tarde, que são as provas de residência. Aproveitem bem os palestrantes e os trabalhos apresentados, façam perguntas, venham às atividades que todos só terão a ganhar”, concluiu Ana Paula. 

 

Por Juliana Lila

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.