Exposição sobre a tragédia de 2011 abre ações da campanha “UNIFESO Presente”

26-07-2018

A exposição “Resgatando memória com arte! Dando voz às vítimas sobreviventes da tragédia de janeiro de 2011” levou ao Hall da Prefeitura de Teresópolis, no dia 25 de junho, 13 trabalhos de artes plásticas de nove vítimas das enchentes que devastaram a cidade em 2011. A ação faz parte do UNIFESO Presente, iniciativa do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) que tem como objetivo promover a celebração da cidade.

A mostra vem de um esforço de sensibilização e de cidadania de professores, estudantes e egressos do curso de Pedagogia. Através da exposição, os autores relataram suas experiências e compartilharam as lembranças deste triste marco para a cidade.

“É impressionante como os trabalhos mexem com as pessoas que vivenciaram este momento tão dramático. Estamos retomando a apresentação dos quadros porque o evento faz parte da história da nossa cidade”, explicou o professor Ronaldo Sávio Paes Alves, responsável pelo projeto.

“O professor Ronaldo abraçou a nossa causa, sugerindo nos expressarmos através da pintura. É gratificante mostrar o que vivemos naquela época”, disse a técnica de Enfermagem, Maria José Colonese, autora de três pinturas.

Integrante do projeto, a estudante Jeneffer Cristina de Oliveira Vieira contou que “quando entrei no curso, este trabalho já estava em desenvolvimento e eu acabei me envolvendo muito. Mesmo não sendo vítima da tragédia, mas por ter acompanhado tão de perto, fui me identificando com as pessoas ao ouvir os relatos, e para mim está sendo maravilhosa esta experiência”.

No mesmo dia da exposição, foi ministrada uma palestra sobre os indicadores econômicos e sociais de Teresópolis nas áreas da Segurança e da Administração Públicas. Professores do UNIFESO iniciaram, em 2016, um trabalho de pesquisa para a reunião de dados fidedignos de Teresópolis e apresentaram os resultados na palestra.

Amanhã tem “Ética e Compliance”, na Alterdata

No dia 27, a atividade será voltada para o empresariado de Teresópolis. Será uma palestra sobre Ética e Compliance, tema muito debatido pelas empresas atualmente. Professores dos cursos de Direito e de Administração e Ciências Contábeis vão apresentar uma pesquisa, que está sendo desenvolvida desde 2014, na área. A palestra está marcada para as 19h, no auditório da Alterdata, na Rua Pref. Sebastião Teixeira, 227 – Várzea.

Os eventos fazem parte da campanha “UNIFESO Presente”, que oferece à sociedade teresopolitana eventos em comemoração o aniversário de emancipação política do município, presenteando-a com atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no curso do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Mais informações pelo telefone 21 2641-7069.