Farmacêutico Clínico formado pelo UNIFESO conclui Residência em Urgência e Trauma e mestrado em Toxicologia

18-03-2018

O curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) tem a sua qualidade e comprometimento comprovados através do sucesso de seus egressos. Um exemplo é o Olavo José Vicente Neto, que se formou em 2012 pelo UNIFESO e já fez residência multiprofissional em Urgência e Trauma e recentemente defendeu a sua dissertação de mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas.

Segundo ele, a residência multiprofissional, realizada no Rio Grande do Sul (RS) na Universidade Feevale, o capacitou para o trabalho em unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS), “proporcionando-me uma visão ampliada do paciente, assim como entendimento do raciocínio clínico e das condutas a serem tomadas, tanto em discussões clínicas, quanto entre profissionais farmacêuticos”.
Ele também concluiu o mestrado pela Feevale defendendo a tese “Avaliação de estratégias de fenotipagem da enzima diidropirimidina desidrogenase na predição da exposição ao 5-fluorouracil e a ocorrência de toxicidade grave à quimioterapia em pacientes com neoplasia gastrointestinal”. De acordo com ele, “o mestrado de toxicologia me abriu as portas para um melhor entendimento sobre os processos toxicológicos e seus impactos, além de estratégias de previsão de toxicidade, de forma que pudesse melhorar minhas práticas profissionais em pacientes graves.
Olavo conta ainda que durante a graduação dele sempre recebeu muito incentivo dos professores para seguir com os planos de se tornar um Farmacêutico Clínico. “Estou feliz com o caminho que escolhi, graças aos professores e coordenadores e às experiências que pude desfrutar durante o período de graduação, que me deram as ferramentas necessárias para continuar a jornada”.