Festa Julina do Ceso tem quadrilha em homenagem ao Festival Folclórico de Parintins

16-07-2019

Bandeirinhas e caipiras coloriram mais uma edição da tradicional Festa Julina do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), que aconteceu dia 13 de julho. Familiares dos alunos lotaram o evento, que teve comidas típicas, brinquedos e brincadeiras, além de quadrilhas que contaram um pouco da tradição deste festejo popular.

“Há 36 anos fazemos Festa Junina e, como sempre acontece, privilegiamos a cultura brasileira, a cultura de raiz, nas danças e músicas apresentadas. A grande novidade este ano é que o Ensino Fundamental 2 fez uma dança única em homenagem a Parintins, trazendo um cortejo que celebra os bois Garantido e Caprichoso”, explicou a professora Roberta Franco de Moura Monteiro, diretora do Ceso.

A aluna Natalia Horta Gomes Pereira, do 7º ano, conta que aprendeu sobre a lenda do boi-bumbá para a apresentação. “Acho a festa junina muito legal porque resgata a cultura brasileira através das danças. Este ano aprendemos sobre Parintins e a lenda dos bois”, disse.

A barraca de doces estava sob a direção dos alunos do 9º ano, e a venda dos quitutes será revertida para a festa de formatura, no fim do ano. “Fomos nós mesmos que fizemos bolos, cocada, paçoca, pé de moleque e brownie. Pretendemos arrecadar dinheiro para a nossa formatura. Ainda não sabemos se faremos uma festa ou um churrasco para celebrar”, contou o aluno Samuel Rezende Mendes, de 14 anos.

Walmery Silva do Rosário, pai da aluna Manuela, do pré-2, estava todo orgulhoso. Ele é de Marataízes (ES) e foi a primeira vez que conseguiu participar da Festa Junina da escola da filha. “Que festa boa e alegre! Estou ansioso para ver minha filha dançar quadrilha”, comemorou.