HCTCO adere campanha mundial de higiene das mãos

17-05-2019

A data de 5 de maio é um marco importante para todos profissionais que atuam na área da saúde, por ser o Dia Mundial de Higiene das Mãos. Em 2019, o tema da campanha mundial foi “Salve vidas: higienize suas Mãos”, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que lançou o “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.

Com o objetivo de comemorar a data e estimular a adesão dos profissionais da saúde, assim como sensibilizar as pessoas quanto à importância da higiene de mãos na assistência prestada, neste mês de maio, funcionários do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) se caracterizaram de álcool gel e bactérias e percorreram os setores das unidades com o intuito de chamar a atenção dos funcionários e estudantes.

Segundo a enfermeira Raquel Oliveira, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HCTCO, a conduta envolve diversos aspectos, como a segurança do paciente e a ética profissional quando se presta um cuidado seguro. “A Comissão trabalha muito nesta questão porque a higiene das mãos é uma ação simples, mas que tem um grande impacto na redução das infecções”, alerta Raquel. Ela conta ainda que a higienização também é fiscalizada pelos órgãos de monitoramento. “A Anvisa exige notificação mensal do consumo de álcool”, disse Raquel.