CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




IV Biojornada promove discussões e palestras em parque natural

30-05-2019

De 28 a 31 maio acontece a IV Biojornada, com o tema “Caminhos para a Saúde Humana e Ambiental”. A programação, em sua maioria, está concentrada no Campus Quinta do Paraíso, na Prata, mas no último dia 29, o evento levou os participantes às estrelas. 

Foi a atividade de Astronomia intitulada de “Uma noite no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”, quando um grupo de cerca de 30 pessoas, entre estudantes e professores, subiu a montanha do Parque para assistir, do topo da Pedra da Tartaruga, a palestra ministrada pelo astrônomo Pedro Mineiro Cordoeira. De lá, foram agraciados com um céu limpo que os deu a oportunidade de observar planetas e constelações, utilizando um telescópio. Acompanharam a atividade os professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas, Leandro Costa e Thereza Cristina Costa Lopes.

A programação da Biojornada contou ainda com a palestra sobre Educação - Os desafios do ensino de ciências no século XXI, ministrada pelo professor Leandro, no dia 28. Na agenda, ainda estão previstas a palestra “Botânica Forense - Uma ferramenta para perícia criminal”, a apresentação dos trabalhos acadêmicos “Resultados preliminares da participação de voluntários no monitoramento de biodiversidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), RJ” e “Monitoramento de fauna pela participação cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) permite verificação de atropelamentos em área de uso intensivo”; e a palestra “Arboviroses - Um desafio em saúde pública para o século XXI”. 

“Todos as palestras contam com um lanche seguido de bate-papo com o palestrante”, ressalta o professor Carlos Alfredo.  



Por Giovana Campos

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.