Laboratório de Projetos e Prototipagem conecta estudantes do UNIFESO com a tecnologia de ponta

11-12-2018

Pense em um lugar capaz de reunir computação gráfica, ambientes imersivos, games, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e robótica. Assim é o Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), um celeiro de criatividade com tecnologia de ponta.

O LPP, como é conhecido, surgiu em 2009, graças a uma parceria do Centro Universitário com a Embratel. Na época ele era chamado de Laboratório Star One. A ideia era incentivar pesquisas de estudantes na área de iniciação científica, voltadas para ensino, pesquisa e extensão. A parceria durou quatro anos e rendeu projetos interessantes voltados para comunicação via satélite.

Em 2013, foi criado o Laboratório de Projetos e Prototipagem, que ficou maior e foi dividido em dois espaços: um voltado para pesquisa, iniciação científica e extensão e outro com cerca de 40 máquinas para ensino. O laboratório é vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do UNIFESO, mas desenvolve trabalhos também para os outros centros da faculdade. “A ideia é trabalhar o suporte da tecnologia em uma visão mais ampla, que abranja também as áreas da Saúde e de Humanas e Sociais”, explica o professor José Roberto Andrade, responsável pelo LPP.

Um exemplo foi o desenvolvimento de um sistema utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para acompanhamento de notificação de casos de pacientes com Dengue, Chikungunya e Zika. A demanda surgiu de um estudante que, na época, trabalhava na SMS e ajudou no desenvolvimento do projeto. O software foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Marcas e Patentes

O professor José Roberto conta que avalia junto com outros docentes os projetos que têm potencialidade de inovação e de registro. O UNIFESO já colaborou com o registro de três softwares e aguarda a conclusão de uma solicitação de patente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. “Temos uma disciplina de Práticas Integradas em Ciência e Tecnologia que incentiva os estudantes, desde o primeiro ano, a trabalharem em projetos aplicados, usando o que eles estão aprendendo em outras disciplinas. Com isso, orientamos aqueles que têm interesse de registro ou de criação de startups em desenvolver a proposta”, diz.

Trabalhos de Conclusão de Curso

Vários trabalhos de conclusão de curso contam com o Plano de Incentivo à Inovação e Tecnologia (PIT) e o Plano de Incentivo à Iniciação Científica e Pesquisa (PICPQ), vinculados à Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE). Este ano, dois projetos vinculados aos planos foram desenvolvidos no laboratório. Um deles tem como foco a impressão de placas de circuito impresso, de baixo custo e com material reciclado. O outro chama-se Caminhos Inteligentes 2.0 e tem como objetivo a contagem automatizada de visitantes em trilhas de unidades de conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Também em 2018, o LPP abarcou três projetos de Ciência da Computação que tiveram como foco ambientes imersivos, ou seja, projetos que utilizaram realidade virtual.

Novo LPP em 2019

O Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) terá um novo espaço no campus Quinta do Paraíso. Será em um prédio de três andares, que vai contemplar os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Para lá irá também o Laboratório de Projetos e Prototipagem, que será quatro vezes maior do que o atual e terá espaço para oficinas.

“No novo prédio poderemos integrar os cursos do CCT ainda mais e desenvolver projetos em conjunto também com os estudantes de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Medicina Veterinária, por exemplo, desenvolvendo prototipagem virtual ou 3D e trabalhando em softwares de interesse”, conta o professor José Roberto.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do UNIFESO, nas modalidades Agendamento e ENEM. Os cursos oferecidos para o primeiro semestre de 2019 são Administração, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 28 de janeiro de 2019.