CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Lançado livro em comemoração aos 20 anos do Centro Cultural Feso Pro Arte 

03-10-2019

Quem tem alguma conexão cultural com a cidade de Teresópolis, prestigia a música erudita do Brasil e/ou simplesmente é amante de uma boa leitura, está convidado para conhecer a obra que retrata a história do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP). Para celebrar a memória dessas duas décadas de grandes feitos, no dia 28 de setembro, aconteceu a solenidade de lançamento do livro “Centro Cultural Feso Pro Arte – 20 anos de arte e cultura”, da Editora Unifeso. 

Segundo o autor André Gattaz, o projeto demandou cerca de seis meses de dedicação para reunir um bom conteúdo. Para isso, ele, que é jornalista e historiador, envolveu “pesquisas de material do arquivo do Centro Cultural, metodologia de entrevistas história oral com participantes ativos da instituição, tanto de artistas como da parte administrativa do espaço e pesquisa iconográfica”, contou. 

A obra resgata o trabalho da Fundação Pro Arte Theodor Heuberger e mostra a continuidade desse trabalho pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), na perspectiva de seguir perpetuando os ideais desenvolvidos por ele, em 1931. “O livro traz imagens muito bonitas e apresenta os principais projetos do CCFP e o compromisso da Feso em manter esse patrimônio artístico e cultural”, explicou Michelle Brostein, coordenadora do CCFP. 

O professor Jorge Bragança, presidente do Conselho do CCFP, fez a apresentação do livro e nela afirmou a atribuição que o centro cultural tem no planejamento e na realização das atividades culturais da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). “Sua programação é rica e variada, sem deixar de contemplar os talentos de nossa comunidade. Integração institucional, cursos nas diversas áreas da cultura e das atividades artísticas, difusão da música e das artes em geral, formação de novas plateias e incentivo à leitura são linhas programáticas do trabalho da entidade. Entendemos que a Educação não pode oferecer um desenvolvimento pleno dissociado da atividade cultural, que complementa a formação humana e profissional. Essa é a missão que a Feso e o Centro Cultural Feso Pro Arte têm pela frente”, colocou Jorge Bragança.

No lançamento, alguns exemplares foram entregues a homenageados e outros sorteados entre os presentes. A versão online estará, em breve, disponível nos sites da Editora Unifeso e Editora Pontocom, para baixar gratuitamente.



Por Giovana Campos

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.