CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Lançamento de livro, exposição de fotografias e concerto estarão na programação do dia 28/9, no Centro Cultural Feso Pro Arte

19-09-2019

A noite do último sábado deste mês, dia 28 de setembro, será animada no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP). A programação gratuita e aberta ao público contará com a inauguração da exposição “Compasso Urbano”, da fotógrafa Ellen Pederçane; com o lançamento do livro “Centro Cultural Feso Pro Arte - 20 Anos de Arte e Cultura”; com a Série de Concertos de Gala 2019, que receberá a apresentação “Legend Trio – Belas Valsas”, e com a performance poética do grupo da Oficina de Poesia e Criação do CCFP.

Para celebrar a memória dos 20 anos do centro cultural será lançado um livro que conta a trajetória da instituição. A obra resgata o trabalho da Fundação Pro Arte Theodor Heuberger e mostra a continuidade desse trabalho pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), na perspectiva de seguir perpetuando os ideais desenvolvidos por ele, em 1931. “A obra traz imagens muito bonitas e apresenta os principais projetos do Centro Cultural Feso Pro Arte e o compromisso da Feso em manter esse patrimônio artístico e cultural”, explica Michelle Brostein, coordenadora do CCFP. Ela diz que o livro não será vendido, terá distribuição dirigida, e que alguns exemplares serão sorteados entre os presentes, na noite de lançamento.  

Exposição Compasso Urbano

Cinco, seis, sete, oito... A cortina do palco da vida se abriu e a dança invadiu as ruas cariocas para dar leveza ao ritmo louco da cidade com o Compasso Urbano, projeto fotográfico que consiste em uma série de ensaios com bailarinos de diversas modalidades por pontos especiais do Rio de Janeiro. Do ballet ao samba, passando pelo moderno, sapateado, dança afro e muito mais, as fotografias saíram dos sonhos e começaram a se tornar realidade, em 2016, pelas lentes de Ellen Pederçane, cujo trabalho o público poderá conferir no Centro Cultural Feso Pro Arte.

“A paixão pela dança e o amor ao meu ofício de fotógrafa não poderiam mais andar separados. Congelar os movimentos, os detalhes, os saltos e contratempos com a paisagem urbana cheia de natureza da Cidade Maravilhosa se transformou em uma doce ode à beleza do território e do corpo-território de cada ser dançante. E esses retratos estarão expostos, convidando todos a tirar a cidade para dançar”, disse Ellen. O coquetel de inauguração da exposição Compasso Urbano será às 19h30.

Concerto de Gala

Às 20h30, acontece a apresentação “Legend Trio – Belas Valsas”, para a série Concertos de Gala 2019. O grupo é formado por Henrique Branco (Piano), Max Miranda (violino) e Gabi Miranda (violoncelo) e irá apresentar valsas de Tchaikovsky, Strass, Eugen Doga, Aram, entre outros. Tratam-se de peças normalmente executadas por orquestras, que foram adaptadas e rearranjadas para trio. “O público pode esperar por um show envolvente. Algumas canções são trilhas de filmes, com isso, haverá uma carga emocional muito grande em cada execução”, contou o pianista Henrique Branco.

Após o recital, será oferecido coquetel de encerramento em parceria com o Restaurante É Vero! Viva Itália, visando criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária.



SERVIÇO

Compasso Urbano – fotos de Ellen Pederçane

Coquetel de lançamento: 28 de setembro, às 19h30

Exposição: de 30/09 a 18/10, de segunda a sexta, das 9h às 19h

Grátis



Concertos de Gala – Legend Trio – Belas Valsas

Dia: 28 de setembro, às 20h30

Grátis



Por Juliana Lila



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.