CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Maternidade do HCTCO promove curso gratuito para gestantes

30-04-2019

A gravidez e a chegada do bebê são motivos suficientes para um mar de dúvidas e ansiedade, especialmente para os pais de primeira viagem. Para trazer um pouco mais de tranquilidade aos casais, a Maternidade do HCTCO, em parceria com a Equipe 1000 Dias, promoveu um curso gratuito, no dia 28 de abril. Ao todo, 17 pessoas participaram do curso, entre gestantes e familiares.

Foram abordados assuntos como amamentação, mudanças fisiológicas, parto, anestesia, pediatria na gestação, vacinação, entre outros. A 1000 Dias foi a responsável pela elaboração do conteúdo do curso. Trata-se de uma equipe multidisciplinar composta por odontopediatra, enfermeira, ginecologista obstetra, pediatra e nutricionista materno-infantil. 

“Não havia este tipo de curso em Teresópolis, e a ideia de criar a equipe 1000 Dias surgiu desta necessidade. O objetivo é levar informação sobre os primeiros mil dias que vão desde a gestação até o segundo ano de vida da criança”, explica a nutricionista Luciana Bezerra de Melo, uma das componentes da 1000 Dias. Segundo ela, a equipe fica à disposição das gestantes que fazem o curso, caso queiram tirar dúvidas. “A gente fala muito sobre amamentação, mas sabemos que na teoria é uma coisa e a prática é outra. Então, passamos nossos contatos para as gestantes para que elas nos tenham como referência quando precisarem”, contou. 

O casal Adriele e Leonardo Santos está esperando o primeiro filho, Daniel, e conseguiram sanar várias dúvidas. “As pessoas falam muita coisa e a internet traz muitas informações, mas é diferente quando você está diante de um grupo profissional, que passa mais confiança sobre a gestação e sobre como agir com a chegada do bebê”, disse Leonardo. Ele confessou que sua maior angústia, após o nascimento do filho, será a de não dormir. Já a maior ansiedade de Adriele é referente à amamentação.

A ideia da equipe 1000 Dias é trazer um convidado especial a cada curso. Nesta edição, os participantes contaram com a palestra de uma dermatologista, a Dra. Aline Tereza. “Achei legal a parte de dúvidas sobre a hora do parto e as contrações, ainda mais agora que estou na fase final da gestação. Também aprendi sobre o que é normal nos primeiros dias do bebê e soube que acnes e brotoejas são comuns nos primeiros meses de vida”, contou Mariana Ejje Barbosa, grávida de 34 semanas de Giovana.

O curso também contou com atividades práticas, quando os participantes puderam aprender sobre o banho completo e manobras no engasgo, além de um tour pelo hospital. “Passaram as informações com muita seriedade. Estava em dúvida sobre as questões do neném, afinal, são muitas novidades e mudanças diárias. Outro ponto positivo foi poder conhecer a estrutura da nova maternidade. Tudo isso me trouxe mais segurança”, explicou Thayssa Gallo, grávida de 28 semanas.

Por Juliana Lila