Novos pesquisadores do Programa de Autoavaliação Institucional passam por capacitação

01-08-2019

O Programa de Autoavaliação Institucional visa o autoconhecimento e contempla várias ações, dentre elas a Pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA), um projeto indutor da qualidade, pois o fruto do trabalho é um relatório que subsidia a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Para trabalhar na pesquisa e na construção do relatório, é necessário formar um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes e funcionários que são aprovados via processo seletivo.

Ao todo, 15 pesquisadores foram aprovados no edital de 2019. O treinamento aconteceu no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, quando foi elaborado o questionário que abarcará os três eixos a serem trabalhados este ano: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional e Políticas Acadêmicas.

“Os eixos são estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), do Ministério da Educação (MEC). Ano passado trabalhamos duas temáticas, Infraestrutura e Gestão, e agora focaremos nestas três. O objetivo é colhermos as impressões dos diversos segmentos que compõem a nossa instituição e qual o olhar deles sobre o Unifeso”, explica a professora Alba Fernandes, coordenadora de um dos grupos da pesquisa.

Cabe também aos pesquisadores elaborar o relatório final. A partir desses resultados é feito um seminário de apresentação, para debate e reflexão. “A Pesquisa CPA tem um olhar macro, ou seja, vê o Unifeso como um todo. O relatório aponta as nossas potencialidades, fragilidades e possibilidades de melhoria. Os resultados gerados ao longo do tempo já subsidiaram melhorias na instituição. Este processo está na corrente sanguínea do Unifeso e faz parte do processo de construção do PDI”, contou a professora Vivian Paim, coordenadora da CPA.