CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Pesquisas sobre Neurofibromatose são publicadas em livros pelo prof. Mauro Geller, do UNIFESO

01-06-2018

O professor Mauro Geller, docente da disciplina de Imunologia e Microbiologia no curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e acadêmico titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ), lançou recentemente três importantes livros que tratam do universo da Neurofibromatose. 

Entre eles, o livro “Imunogenética na Neurofibromatose: Imunoglobulina e & P53”, demonstra  a incidência e prevalência, bem como histórico, diagnóstico e diferentes tipos da doença. De acordo com o professor, “foi um estudo pioneiro em que procuramos analisar a quantificação das imunoglobulinas, principalmente a ‘Imunoglobulina E’, que poderia trazer alguma correlação positiva no controle. Pela primeira vez, realizamos esse tipo de estudo observando também uma proteína P53, que é tumor supressora, ou seja, ela suprime a capacidade dos tumores em evoluir”.  

Outra obra  é intitulada de “Abordagem Terapêutica Antiangiogênica em Neurofibromas”, que versa sobre sua identificação e o sistema imune. “Esse estudo é uma abordagem original e conceitual de uma nova terapia que utiliza um mecanismo antiangiogênico, ou seja, de diminuição do suprimento sanguíneo para o tumor”, disse o professor Mauro. 

O terceiro livro “GEL – Guia de Exames Laboratoriais” leva também a assinatura do médico Mendel Suchmacher, e é dedicado exclusivamente à classe médica, pois sua abrangência multidisciplinar é um poderoso instrumento de compreensão e interpretação de exames laboratoriais e guia para a seleção de exames. “A proposta foi revisar os diferentes exames laboratoriais, dando uma abordagem distinta, ou seja, o significado e interpretação dos exames e quais outros seriam necessários para correlacionar ou comprovar uma determinada doença ou um quadro patológico que o paciente poderia apresentar”, revelou Geller.