Profissional do programa Médico Sem Fronteiras compartilha experiências no UNIFESO

05-09-2017

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu em agosto a visita do médico Andrei Melo, do programa Médicos Sem Fronteiras (MSF), através de uma iniciativa do Comitê UNIFESO da IFMSA Brazil (uma organização internacional de acadêmicos de Medicina ligada à Organização das Nações Unidas). O jovem veio a Teresópolis para contar aos estudantes do curso de Medicina um pouco de suas experiências para sensibilizá-los quanto à saúde global. Ele é recém-chegado de Mossul, no Iraque, onde a MSF montou um hospital de campanha para atender feridos na batalha pelo controle da cidade, envolvida na guerra do estado islâmico.

“É muito interessante quando nos deparamos a um profissional que não prezou o dinheiro e sua vontade de fazer a diferença na sociedade falou mais alto, mesmo assumindo vários riscos como estar atendendo em hospitais de campanha em plena guerra do estado islâmico”, observou o estudante Felipe Carlos. Ele ressaltou ainda que atividades como essa, realizadas pela IFMSA Brazil, buscam a humanização da Medicina, ou seja, “conseguir enxergar um ser humano além de sua patologia, ter uma visão mais ampla da Medicina do que apenas diagnosticar e receitar pacientes. Todos os estudantes de Medicina que queiram fazer a diferença no UNIFESO ou na sociedade de forma geral, estão convidados a serem membros”.