Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

22-12-2017

O “Projeto Caminhos Inteligentes - Desenvolvimento de Protótipo para Monitoramento de Trilhas em Unidades de Conservação” foi apresentado no III Seminário de Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação e I Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) realizado no fim de novembro, em Brasília, em um momento de troca de experiências e técnicas em prol da conservação efetiva dessas áreas protegidas brasileiras.

O projeto foi apresentado em um dos grupos de discussão do evento pelo pofessor José Roberto Andrade, coordenador do Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), acompanhado pelo engenheiro Rafael Soares da Costa, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e do Leonardo Martins Gomes, coordenador no Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO).

Sobre o projeto

De acordo com o professor José Roberto, o monitoramento de visitantes em Parques Nacionais e Unidades de Conservação é uma necessidade constante na busca de um planejamento adequado para o controle de visitantes, disponibilidade de acesso ao público de forma sustentável e preservação do meio ambiente. “Quando o Leonardo comentou conosco esta necessidade, começamos a desenvolver um equipamento de custo mais reduzido e adequado à região da Mata Atlântica”, contou.

Segundo ele, há vários equipamentos no mercado com essa finalidade, mas tratam-se de equipamentos importados, de custo elevado, e baixa durabilidade para as condições climáticas de nossa região. “O projeto proposto, em uma parceria entre o LPP-UNIFESO e o PARNASO, visa o desenvolvimento de um protótipo para o monitoramento de visitantes em trilhas de Unidades de Conservação, mais especificamente nas trilhas do parque em Teresópolis onde o mesmo será testado, buscando-se uma melhor solução em termos de custo benefício e durabilidade para esse tipo de equipamento em território nacional”, contou.