Psicologia estreia no Unifeso com programação especial

14-08-2019

A primeira semana de aulas do novo curso de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) contou com uma programação preparada especialmente para os alunos ingressantes. Entre as atividades estava um evento para apresentar as propostas da Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC) aos estudantes e a Aula Magna da professora convidada Maria Paula Cerqueira.

No dia 6 de agosto, os estudantes estiveram no campus Feso Pro Arte para conhecerem um dos componentes curriculares da matriz do curso: a IETC. Na ocasião, a professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), falou sobre o Programa de Educação pelo Trabalho na área da Saúde (PET-Saúde), cujo próximo edital será aberto também aos estudantes de Psicologia. O PET-Saúde é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde para a melhoria da qualificação dos profissionais em formação e dos serviços de saúde dos municípios.

“O PET-Saúde está aqui hoje, abrindo a IETC, para compartilhar com vocês o nosso primeiro produto do projeto, que foi apresentado no fim do mês passado, em um seminário. Trata-se de uma mostra que usa diferentes formas artísticas, de interações visual e sensitiva, para exibir o que os grupos desse projeto vivenciaram em dois meses de inserção na Fazenda Ermitage”, explicou Mariana. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Sensibilidades e o trabalho de cartografia da Fazenda Ermitage e de ver o que os participantes do PET-Saúde compreenderam em termos de concepção de cuidado e de saúde do local.

Já no dia 7 de agosto, o curso recebeu a professora Maria Paula Cerqueira, psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ, e pós-doutora em Práticas de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Ela foi convidada para ministrar a Aula Magna “Os desafios contemporâneos para o psicólogo no Brasil”.

O auditório Multimídia Afif ficou lotado, e Maria Paula iniciou a aula deixando claro que não gostaria de fazer uma conferência, mas uma conversa, e apresentou alguns marcadores e desafios da área da Psicologia. “O percurso da Psicologia no Brasil é relativamente novo. É importante sabermos disso porque tem efeitos diretos nos diferentes percursos formativos e nos diferentes projetos pedagógicos implantados no Brasil. É de 1971 a criação dos primeiros conselhos, e o primeiro código de ética é de 1975. Então, de fato, são dispositivos históricos institucionais muito recentes”, pontuou.

A professora também fez questão de dizer que tem uma relação muito afetiva com o Unifeso. “Estamos em uma instituição de ensino privada que tem um espírito público, de universalidade, e isso é muito importante. O Unifeso está sempre à frente do seu tempo, com os seus desafios, e eu, particularmente, no curso de Medicina, acompanhei bastante o percurso do projeto pedagógico. Então, é de um lugar bastante afetivo que eu venho conversar com vocês. Estou muito encantada, fazendo muitas apostas. Assim como vocês, desejo que este curso dê certo, que seja inovador e que, de fato, faça diferença na vida das pessoas”, ressaltou.